Translate

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

YOKAIS...Monstros?

 



                              YOKAIS!!!!


Yōkai (妖怪) é o termo japonês utilizado para designar fenômenos, objetos animados e criaturas sobrenaturais que  possuem poderes misteriosos, e que estão além da compreensão humana.  O termo pode ser traduzido como 'estranho', 'inacreditável' ou 'bizarro', e, Sim, esses seres místicos do folclore do Japão, são monstros, muito, muito esquisitos...



 Os yōkai seriam manifestações espectrais das forças naturais da Terra, e serviram historicamente como alertas sobre perigos cotidianos e da natureza inexplicável, como a importância de evitar certas áreas durante tempestades, o que deu origem a uma grande simpatia por eles ao longo dos tempos. Essa crença de adorar esses seres espirituais com reverência e respeito persiste até hoje, bem como santuários e templos dedicados a eles. 




O paralelo com o folclore ocidental compara os yōkai com fadas e ogros...misturados...





               Alguns ('existem' centenas!) 👹 YOKAIS :


Oni: Semelhante a um ogro, grandes, com pele vermelha, azul ou verde, rosto sinistro, cabelos negros e desgrenhados, chifres, presas longas e garras afiadas. Geralmente, estão armados com um kanabo (uma clava grande e pontiaguda) ou uma espada grande. Eles esmagam e destroem humanos apenas por diversão, e preferem roubar e capturar mulheres jovens para obter sua carne macia. Eles também adoram saquê, e muitas vezes são associados ao inferno. 





Kitsune: Raposa que pode ter a habilidade de se transformar em humanos, ou mulheres -raposa. Kitsune com múltiplos rabos são consideradas mais poderosas. Essas raposas místicas atuam como mensageiras dos deuses e médiuns entre o mundo terreno e a vida após a morte. Também se diz que protegem os humanos,  as plantações, e os locais onde são colocadas estátuas de kitsune, além de trazerem boa sorte e afastarem os maus espíritos.



Kappa: Literalmente- 'Criança do rio'.  São criaturas que vivem nos rios do Japão ou em outras áreas úmidas, como lagos, nascentes e fontes. Sua aparência lembra a de uma tartaruga ou sapo, pois seus corpos são verdes, com um casco nas costas, e possuem barbatanas nos pés e nas mãos. 




Dependendo da fonte, são retratados como seres encantadores e agradáveis, ou como  diabinhos raivosos, agressivos com os humanos, atraindo-os para a água, onde tentam comer seus fígados através do ânus. Os kappas têm uma 'placa' na cabeça. É o seu ponto fraco. Se a placa secar, eles ficam fracos. 



Tengu: literalmente 'cão celestial'. Seres com pelos vermelhos e  nariz muito comprido. Vivem nas montanhas, e são excelentes guerreiros, mas desonestos. Tengus são baixos, com cabelos grisalhos escuros de comprimento médio e usam sandálias e uma vestimenta dourada semelhante a um colete, ou capa, com poderes mágicos.




Karasutengu, ou Kotengu: lieralmente 'cão corvo celestial'. Categoria dos Tengu que assemelham-se a grandes aves de rapina com características humanas, às vezes com asas e bico de corvo. Costumam usar as vestes dos eremitas ascetas e místicos chamados yamabushi e, às vezes, carregam armas finas ou outros itens roubados de lares ou templos humanos.




Eles se comportam como monstros selvagens , se alimentam de carne humana e cometem estupros, torturas e assassinatos por diversão.  Acumulam tesouros. Colecionam e trocam bugigangas e itens mágicos valiosos. Quando irritados, fazem birras e entram em fúria destrutiva, descontando sua raiva em qualquer coisa que esteja perto deles.



Um Karasutengu apareceu nas telas em "Akadô Suzunosuke: Mitsume no chôjin" (Akado Suzunosuke vs. the Birdman with 3 Eyes, JAP 1958) de Kazuo Mori.





 Parte de uma série de sete filmes da Daiei Co., onde o jovem samurai  Suzunosuke Akado (Shoji Umewaka) deve derrotar um homem-pássaro de três olhos que  apareceu na cidade de Edo sequestrando criança e causando o caos.




Yuki-onna: A 'mulher da neve', um espírito feminino associado ao inverno. Yuki Onna é uma mulher alta, esguia e bonita, com longos cabelos negros, muito pálida, quase como a de uma pessoa morta, que aparece em noites de muita nevasca. Ela frequentemente aparece vestida com um quimono branco ou até mesmo nua, flutuando pela neve sem deixar rastros e pode se transformar em uma nuvem de neve se se sentir ameaçada. Seu olhar causa terror e ela mata suas vítimas durante tempestades de neve, atraindo-as com sua beleza.




A "mulher da neve" apareceu em um dos episódios do clássico "Kaidan" 怪談 (Kwaidan / As 4 Faces do Medo, JAP 1964) de Masaki Kobayashi...





...e foi o tema central de "Kaidan Yukijiro"  怪談 雪女朗 (The Snow Woman/ A Mulher da Neve,  JAP 1968) de Tanaka Tokuzo...





    https://www.dailymotion.com/video/x8s4apm


...e de outros filmes, animes e mangás.


Ushi-Oni: O Demônio Touro (também conhecido no Japão como Gyūki) é um  yōkai aterrorizante que vive no litoral ou em áreas próximas ao mar, especialmente no oeste do Japão. Geralmente, eles têm a cabeça de um touro e o corpo de um demônio horrível ou aranha gigante. São extremamente cruéis e selvagens, respiram veneno e devoram humanos. Assolam as mesmas cidades repetidamente, adoecendo seus habitantes ou lançando terríveis maldições sobre eles.




Jorōgumo: Uma aranha gigante que pode se transformar em uma mulher sedutora para atrair suas vítimas. De acordo com a lenda, quando uma aranha faz 400 anos, ela ganha poderes mágicos.



 Em muitas dessas histórias, Jorōgumo é uma mistura de mulher e aranha, mas muda sua aparência em uma bela jovem para pedir a um samurai para se casar com ela, ou assume a forma de uma mulher carregando um bebê, para se ligar à sua vítima confiante, com fios de seda de aranha, a fim de devorá-lo, como sua próxima refeição. No Kanji japonês, Jorōgumo pode significar 'senhora na teia', ou... 'aranha prostituta' .




Jorōgumos aparecem muito em mangás e animes, como por exemplo, em "Yōjū Toshi " (Wicked City / Poderes Eróticos, Jap 1987) de Yoshiaki Kawajiri...




Bakezōri: Literalmente 'Sandália fantasma'. O Bakezōri é ​​descrito como uma sandália que ganha vida, com dois braços e duas pernas, mas apenas um olho. Diz-se que ela  corre pelas casas, emitindo sons e cantando, para assustar os moradores.





Rokurokubi : Literalmente 'pescoço de polia. Durante o dia, as rokurokubi parecem mulheres comuns. À noite, porém, seus corpos dormem enquanto seus pescoços se esticam em comprimentos incríveis e vagam livremente.  Às vezes, suas cabeças voam livremente (as nukekubi), atacam pequenos animais, lambem óleo de lamparina com suas longas línguas; e às vezes, simplesmente causam confusão assustando as pessoas próximas. 



Os Rokurokubi são tanto 'fantasmas' nas obras Kaidan, como em lendas yōkai . Ao contrário da maioria dos yōkai, que nascem como monstros, os rokurokubi são ex-humanos — transformados por uma maldição resultante de algum mal ou delito. Talvez tenham pecado contra os deuses ou a natureza, ou talvez tenham sido infiéis aos seus maridos.





Akaname: literalmente 'lambedor de sujeira', são pequenos yōkai semelhantes a goblins que habitam apenas as casas mais sujas e os banhos públicos. Eles têm aproximadamente o tamanho de uma criança, embora geralmente pareçam muito menores devido à sua postura curvada. Seus corpos são nus e sua pele é oleosa, com uma cabeleira  viscosa no topo da cabeça o cabelo. Todos os akaname têm uma língua extremamente longa e pegajosa, que usam para lamber o lodo, a graxa, os pelos e outras sujeiras encontradas em casas de banho e atrás dos vasos sanitários. Os akanames detestam casas limpas e bem cuidadas, e espalham doenças, por isso é uma boa ideia manter tudo limpo para que eles não queiram se instalar.





Futakushi-Onna: literalmente 'Mulher de duas bocas', seria uma mãe que deixou a sua enteada morrer de fome. Furioso, o pai da criança fez uma ferida com um machado em sua cabeça, que se transformou em uma segunda boca, capaz de comer grandes quantidades de arroz, e dizer continuamente : ' Desculpa-me, desculpa-me!'. Assim como a Górgona grega, a Futakushi tem serpentes no lugar dos cabelos, que buscam alimentos o tempo todo, e podem se esticar muitos metros...




 Ittan Momen: os tecidos voadores assassinos, são pedaços longos e estreitos (medem um  'tan' , o que equivale a 10 metros de comprimento por cerca de 29 centímetros de largura) de tecido de algodão com olhos, que ganham vida . Os Ittan Momen voam pelo céu à noite, e atacam suas vítimas enrolando-se em seus rostos e pescoços, sufocando-as até a morte.




Kasa-obake, ou Karazasa Kozō : de aparência inocente, pois são simples guarda-chuvas ou sombrinhas tradicionais orientais (feitos de papel encerado). Acontece que eles têm um olho enorme no meio, uma língua comprida e uma ou duas pernas que lhes permitem se mover com agilidade e pular. Eles não são realmente perigosos, pois não são mortais. Geralmente, apenas surpreendem os humanos e lambem seus rostos com sua saliva oleosa.



p.s. Eles pertencem ao grupo yōkai Tsukumogami (付喪神 ou つくも神,  lit. 'ferramenta kami ') são ferramentas, ou objetos (lamparinas, sandálias, tecidos, etc.) que adquiriram um 'kami' ou espírito, depois de viveram por pelo menos cem anos e mudaram de forma sendo considerados tsukumogami.

 



Ippondatara: literalmente- fole de uma perna. Ippondatara possui uma perna grossa, semelhante a um tronco, e um único olho em forma de pires. Vive nas profundezas das montanhas do Japão. É um yōkai tímido e tende a se manter longe de áreas habitadas. Ele se locomove pulando e dando cambalhotas. Evita humanos, e embora seja inofensivo em sua maioria, uma vez por ano, no dia 20 de dezembro, o ippondatara se torna violento. Aqueles que entram nas montanhas naquele dia e se deparam com o ippondatara são esmagados sob sua poderosa pata. Por isso, 20 de dezembro é considerado um dia de azar nas áreas onde este yōkai vive.





Ōgama : também conhecidos como 'Bakegama', são sapos gigantes que se tornam mais perigosos à medida que crescem. Diz-se que quando um sapo japonês atinge 1.000 anos de idade, ele se torna um Ōgama. Nos contos tradicionais, os Ōgama têm línguas longas, ágeis e pegajosas, que podem usar para capturar e arrastar quase tudo para a boca para comer. Seu hálito venenoso se assemelha a arco-íris quando exalam, e às vezes carregam lanças que usam para atacar os humanos.




Um 
Ōgama no filme de artes marciais e fantasia "The Magic Serpent "(怪竜大決戦, Kairyû Daikessen, JAP 1966) de Tetsuya Yamanouchi, produção da TOEI :




Gashadokuro:  também conhecido como Ōdokuro (大ドクロ, 'grande crânio') são esqueletos gigantes que vagam pelo campo nas horas mais escuras da noite. Seus dentes e ossos batem, mas quando um humano caminha por uma trilha à noite, o Gashadokuro rasteja silenciosamente para capturar sua vítima e morder sua cabeça ou esmagá-la com as mãos. Dizem que o Gashadokuro é composto por uma massa de ossos de cadáveres de centenas de soldados mortos em combate e de pessoas que morreram de fome e que, ao morrerem no meio do campo, não receberam os ritos funerários adequados, o que os fez abrigar enorme raiva e ódio contra os vivos.



Wa Nyūdō : literalmente 'sacerdote da roda' , são cabeças gigantes e assustadoras de homens presos dentro de rodas de carroças de boi em chamas. Suas cabeças são raspadas (como as dos monges) em penitência pelos pecados cometidos durante suas vidas. Eles são servos do inferno e patrulham a Terra em busca de malfeitores. 



Quando capturam uma vítima (geralmente um criminoso maligno ou um padre corrupto), eles arrastam a vítima para o inferno para ser julgada e condenada, enquanto sentem prazer sádico em infligir dor. Ao ver um Wa Nyūdō, você deve ficar longe de estradas e de todas as portas e janelas para evitar qualquer sinal desse demônio. Só vê-lo já é o suficiente para trazer azar para uma família inteira.




                       👹👺☂ 🎥  CINEMA YOKAI


No final da década de 1960, a produtora japonesa DAIEI FILMS fez uma trilogia de longas de fantasia/terror tokusatsu baseado nos contos populares de Momotarō e na série de mangá "Hakaba Kitarō" / "GeGeGe no Kitarō" (1960), de Shigeru Mizuki. Os filmes da série foram feitos em Fujicolor e Daieiscope.  fazendo uso extensivo de efeitos especiais tokusatsu, com a maioria das criaturas sendo representadas por uma combinação de atores fantasiados e fantoches.


* 妖怪百物語: Yōkai Hyaku Monogatari; lit. 'Cem Contos de Yokai' (Yokai Monsters: 100 Monsters JAP 1968) de Kimiyoshi Yasuda, com efeitos especiais de Yoshiyuki Kuroda




Um rico proprietário de terras pretende demolir um santuário local e outras casas para construir um bordel. Ele realiza uma cerimônia budista durante a qual vários contos de yōkai são narrados, por um contador de histórias profissional, em uma sala cheia com 100 velas...



... cada uma sendo apagada ao final de cada história  - um  kasa-obake (o tsukumogami guarda-chuva) aprontando travessuras...




... e uma 'pescoçuda' Rokurokubi que ataca dois ronins que pescaram em um lago proibido. 




Também aparecem, um tsuchi-korobi, um yōkai fofinho com um olho só que gosta de abraçar pessoas, homens sem rosto, uma Okubi (uma cabeça gigante voadora), bolas de fogo dançantes, e mais...






No entanto, o homem omite a cerimônia de purificação final para afastar os espíritos malignos conjurados durante a narração. Então, ele e seus apoiadores são assustados até a morte ou enlouquecidos pelos espíritos enfurecidos, que no final  são vistos desfilando para fora da cidade com barris de saquê...




https://cinespacemonster.blogspot.com/2023/11/monstros-yokai-cem-monstros-aka-yokai.html


 *   妖怪大戦争 Yōkai Daisensō; lit. 'A Grande Guerra Yokai' (Yokai Monsters: Spook Warfare, JAP 1968) de Yoshiyuki Kuroda.




Um monstro da antiga Babilônia chamado Daimon (Chikara Hashimoto) é libertado e voa para o Japão feudal, onde mata e assume a forma do magistrado do Palácio de Izu. 



Logo, Daimon decide derrubar todos os altares sagrados da região, e ordena que seus servos os queimem. Em seu frenesi, ele joga um enfeite que cai em um lago, despertando um Kappa (Gen Kuroki) .

 




O kappa descobre que  Daimon é um demônio vampiro, e o ataca  sem sucesso. Derrotado e ferido, o kappa vai para a floresta em busca de outros yōkai para ajudá-lo a lutar contra o invasor. Ele fala com o Kasa-obake de uma perna só, com o assustador Futakuchi-onna (a mulher com duas faces/ bocas,  e nesse caso, com um nariz extremamente longo)... 




... a Rokurokubi de pescoço enorme, o monstro de carne Nuppeppō (uma massa estranha e fedorenta, porém inofensiva) e com o sábio yōkai Abura-sumashi.




 Os yōkai inicialmente não acreditam na história do kappa, mas depois de Daimon começa a caçar as crianças locais em busca de seu sangue jovem, eles percebem seu erro e concordam em ajudar a expulsar o demônio estrangeiro.





Mas, Daimon é poderoso, pode gerar vários  'clones', e ficar gigante...



"Yōkai Daisensō " é amplamente focado nas criaturas yōkai ,contrastando com os outros dois filmes da série, que tinham dramas e aventuras de época em que os 'monstrinhos' ficaram em segundo plano em relação aos personagens humanos.




       https://www.dailymotion.com/video/x9hmaw0



 * 東海道お化け道中, Tōkaidō Obake Dōchū; lit. 'A Jornada Assombrada ao Longo de Tokaido' (Yokai Monsters: Along with Ghosts , JAP 1969 ) de Kimiyoshi Yasuda e Yoshiyuki Kuroda.




O chefe do crime Higuruma (Yoshindo Yamaji) e seus homens, mata um rival, e um velho sacerdote que tentou proteger o local sagrado que eles profanaram.




 Higuruma  acredita que a jovem neta do velho, Miyo (Masami Burukido), também foi testemunha e escapou com as evidências de sua atividade criminosa. Eles perseguem Miyo enquanto ela tenta encontrar seu pai desaparecido com a ajuda do espadachim Hyakasuro (Kôjirô Hongô) . Os bandidos então são assombrados pela maldição dos yōkai invocados pelo sangue derramado no solo sagrado.




"Tōkaidō Obake Dōchū" é provavelmente o menos fantástico da Trilogia Yōkai — com uma história mais simples, com os elementos mais humanos do enredo se destacando. Parece mais um filme de época do gênero, contendo muita luta de espadas e drama familiar entre elementos fantásticos, e um clima mais de terror.

 


Aqui foi evitado o uso dos yōkai mais extravagantes; então nossos velhos amigos kasa-obake  e kappa não aparecem, e, até mesmo a mulher de pescoço longo só aparece nas sombras desta vez. Pelo menos o  tsuchi-korobi (o peludo de um olho só) tem uma participação especial importante...




.... e pela primeira vez aparecem os horríveis Wa Nyūdō, as cabeças flamejantes dentro de rodas...





         https://www.dailymotion.com/video/x9hmavy

A


*  妖怪大戦争,  Yōkai Daisensō (The Great Yokai War/ A Grande Batalha Yokai,  JAP  2005 ) de Takashi Miike




Após o divórcio dos pais, Tadashi (Ryûnosuke Kamiki), de 10 anos, muda-se da cidade grande para o campo, para viver com a mãe e o avô semi-senil. Na pequena vila de pescadores, as antigas tradições estão vivas, e ele suporta as troças dos colegas de escola, que zombam de sua ignorância dos costumes locais. 



Tadashi comparece a um festival,  que apresenta uma Dança Kirin, onde ele é escolhido como o 'Cavaleiro Kirin', o 'Guardião da paz e amigo da justiça'. Logo ele descobre que não é apenas um título honorário, pois cai no meio de uma batalha iminente entre facções yōkai que ameaça o fim da civilização humana.




 Tadashi mergulha no estranho mundo paralelo dos yōkai, e embarca em uma jornada até a 'Grande Montanha Tengu' para obter uma espada que o ajudará a derrotar os inimigos da paz. 





Ele é auxiliado por um trio de yōkai: Shoujou (Masaomi Kondo), o líder da Dança Kirin, Kawataro (Sadao Abe), um excitável kappa, e Kawahime (Mai Takahashi), uma princesa -espírito do rio.


 

Eles tentam recrutar outros yōkai para a guerra iminente, embora enfrentem uma oposição formidável da mulher -pássaro maligna Agi (Chiaki Kuriyama) e do espírito do mal chamado Lorde Kato (Etsushi Toyokawa).




"The Great Yokai War" é uma espécie de remake de  "Yôkai Daisensô"  (1968) , mas, a versão de Takashi Miike (baseada vagamente no material de origem do filme de 1968, bem como no romance "Teito Monogatari" de Hiroshi Aramata) mostra a ação na era moderna. O filme aposta em efeitos misturados de CGI e maquiagens para (com visual atualizado) para fazer um 'quem é quem' dos espíritos do folclore japonês clássico. A lista é enorme,  mas alguns destaques são o já mencionado kappa, o Nopperabo sem rosto, o guarda-chuva animado, Kara-kasa, Rokura Kubi, a mulher de pescoço longo...





....o Tengu (agora com sua pele verde, mas mantendo seu narigão'),  e Yuki-Onna, a mulher da neve  - que se recusa a participar da batalha, pois ainda não é inverno!.



Algumas criaturas foram totalmente remodeladas, como o Ippon Datara,  agora um yōkai orelhudo, de pelo vermelho e com um pé gigante, que fabrica espadas mágicas.




Miike, um cineasta associado aos filmes de ultra violência, faz aqui um belo e divertido filme de fantasia, e sua homenagem aos yokais clássicos, além de citar os icônicos personagens tokusatsu da Daiei Film , Gamera (uma testemunha chama a monstruosa criatura voadora 'Yomotsumono' de Gamera quando ela passou voando por um castelo.) e Daimajin, entre outros... 




           https://www.bilibili.tv/en/video/2049576554


*   妖怪大戦争 ガーディアンズ, Yōkai Daisensō Gādianzu (The Great Yokai War: Guardians, JAP 2021) de Takashi Miike.




O jovem Kei Watanabe(Kokoro Terada) perdeu recentemente o pai e, como filho mais velho, assumiu a responsabilidade adicional em relação ao seu irmão mais novo, Dai (Rei Inomata). Um dia, depois de   explorar um santuário abandonado junto com outras crianças, Kei é acordado por Kitumemen no Onna (Ana Sugisaki) - a yōkai 'senhora raposa' - debruçada sobre ele na cama. 




Fugindo apavorado, o menino se vê em outro mundo, cercado por dezenas de outros yōkai  que lhe dizem que ele é descendente de um lendário caçador de monstros da era Edo e que chegou a hora de aceitar seu destino, ajudando-os a evitar um desastre.



Acontece que um grupo de fósseis ancestrais adormecidos na falha geológica  Fossa Magna se reuniram e se transformaram em um yōkai gigante , uma enorme bola de ressentimento que está se dirigindo a toda velocidade para Tóquio. Somente os yōkai conhecem a verdade sobre essa invasão, que para os humanos modernos parece um desastre natural. Os yokai estão particularmente preocupados que o monstro, que eles chamaram de 'Yokaiju', quebre o selo sobre a cidade e liberte um mal sem nome. 



 O que eles querem que Kei faça é ajudá-los a despertar o 'General Bujin', o deus da guerra, embora outros temam que a cura possa ser pior que a doença. 



Alguns yōkai chegam a acreditar que deixar o Yokaiju causar estragos não é grande coisa, porque os humanos são geralmente horríveis e, portanto, não merecem muita compaixão. 



A sequência 'livre' do filme de 2005, com uma história nova, e um clima ainda mais familiar, com uma mensagem final de paz e amizade. 



Apesar do clima épico, o filme é menos inspirado do que o anterior, mas, Takashi Miike e o roteirista Yusuke Watanabe, ampliam ainda mais o número de criaturas fantásticas e citações. Além de inúmeros yokai como o Ushioni, Nurarihyon, Ubume, Tengu, Kappa, Yukionna etc. , acontece a 'Yokai Yammit', uma cúpula de criaturas mitológicas de todo o mundo em Pequim. Nesse encontro, aparecem rapidamente monstros internacionais como : a múmia, um tritão, uma sereia, um ciclope, o Conde Drácula (Tiernan), a criatura de Frankenstein (Chris D.), o Yeti, zumbis, bruxas, etc. 




Além disso, o 'deus da guerra Bujin', é na verdade o Daimaijin, o guerreiro gigante da série da Daiei dos anos 1960...




         https://www.dailymotion.com/video/x9oelde




                                FONTES:

- Wikipédia

- IMDB

- Yokai.com - https://yokai.com/

- Internet Archives- https://web.archive.org/web/20090417015138/http://www.rekihaku.ac.jp/e-rekihaku/106/index.html

- Japão Secreto - https://japon-secreto.com/los-yokai-mas-famosos/

- Wikizilla- https://wikizilla.org/wiki/Main_Page

https://psychocinematography.com/

- Cinematic Catharsis- https://cinematiccatharsis.blogspot.com/search/label/Japan






Nenhum comentário:

Postar um comentário

YOKAIS...Monstros?

                                YOKAIS!!!! Yōkai (妖怪) é o termo japonês utilizado para designar fenômenos, objetos animados e criaturas sobr...