Ōgon Bat (japonês: 黄金 バット, Ōgon Batto; literalmente, Morcego Dourado), conhecido como Phantaman/ Fantaman, Golden Bat, ou Fantomas em vários países, é um super-herói criado por dois jovens japoneses no outono de 1930, que estreou originalmente em um kamishibai (teatro de papel) - um tipo de show itinerante no qual uma sequência de imagens é mostrada, narrada por um contador de histórias.
Ōgon Bat é considerado como o primeiro super-herói do mundo, e é um precursor de personagens posteriores, como os famosos heróis de quadrinhos americanos Superman ( que estreou em 1938) e Batman (de 1939).
O personagem é retratado como um antigo atlante que viajou 10.000 anos no tempo para o seu próprio futuro e foi deslocado no tempo para o século XX. Ele tem uma cabeça em formato de caveira e usa um cetro-bastão prateado como arma principal. Sua residência é uma fortaleza localizada nos Alpes Japoneses. Seus superpoderes incluem força sobre-humana , invulnerabilidade e a capacidade de voar. Ōgon Bat tem uma contraparte maligna conhecida como Kurayami Bat (暗闇バット "Dark Bat"). Seu principal objetivo é impedir que o vilão mascarado e monstruoso, Dr. Erich Nazō (ナゾー), alcance a dominação mundial.
Ōgon Batto tem como assistente um pequeno Morcego Mágico, que geralmente dorme como uma tatuagem no seu braço esquerdo. Sempre que o campeão da justiça era chamado pela menina Mary (マリーMarie Mire ) , ou Emily, o morceguinho aparecia, seguido do próprio Morcego Dourado, para ajudar a lutar em situações perigosas.
O 'Morcego Dourado' foi criado por Takeo Nagamatsu, de 16 anos, e Suzuki Ichiro, de 25, em 1931, e recebeu o nome da marca de cigarros 'Golden Bat' . Os dois foram inspirados por desenhos de personagens mitológicos no Museu Real de Ueno, em Tóquio, e resolveram criar um novo herói baseado na ciência e na mitologia. O personagem foi popular o suficiente para sobreviver ao declínio do teatro kamishibai após a Segunda Guerra Mundial , e apareceu posteriormente em inúmeras mídias da cultura pop japonesa: mangás (incluindo um do grande Osamu Tezuka), animes e filmes , bem como em brinquedos e selos postais que datam de 1932. O personagem apareceu em três filmes live-action: "Ôgon Batto: Matenro no Kaijin" (1950), "Ôgon Batto" (1966), e a comédia biográfica "Ôgon Batto ga Yattekuru", lançada em 1972. Foi adaptado para uma popular série de anime, com 52 episódios que foi ao ar na Nippon TV de 1967 a 1968; e lançada em vários países europeus e latino-americanos, inclusive no Brasil.
摩天楼の怪人・黄金バット, "Ôgon Batto: Matenrô no Kaijin" ( lit. 'Monstro Arranha-céu: Morcego Dourado', JAP 1950) de Toshio Shimura, com roteiro de um dos criadores- Takeo Nagamatsu; e Ryuji Ueda como o 'Golden Bat'.
Tokusatsu baseado na adaptação do mangá da Shōnen Gahōsha . Foi produzido pela Shin-Eigasha e distribuído pela Tokyo Film Distribution Co., Ltd. (depois conhecida como Toei). Este filme é considerado perdido e nenhuma cópia conhecida está disponível. Nota-se pelas fotografias que sobreviveram, que o personagem usava a vestimenta da versão mangá, com uma roupa de época, com babados e um chapéu com plumas.
" 黄金バット, Ôgon Batto" (The Golden Bat, JAP 1966) de Hajime Satô
O jovem astrônomo amador Akira (Wataru Yamakawa), percebe que o planeta Ícaro está em rota de colisão com a Terra. Depois de tentar explicar isso aos cientistas, e não ser acreditado nele, ele é levado por membros do 'Laboratório Pearl', uma força-tarefa secreta da ONU. Seu chefe, Dr. Yamatone (Sonny Chiba), oferece a Akira a chance de se tornar membro do grupo, e ele aceita. O cientista-chefe do instituto de pesquisa, Professor Pearl (Andrew Hughes), está construindo um super canhão de raios destrutivos para deter o avanço de Ícaro.
Os membros do Laboratório Pearl seguem para a cidade perdida de Atlântida, que emergiu do mar, em busca da matéria-prima para a lente especial necessária para terminar o canhão.
Mas há outros visitantes, um misterioso grupo de homens de terno preto. Eles são comandados por Nazō (Koji Sekiyama), um alienígena ditador monstruoso, que se diz o Governante do Universo. Seu objetivo é, segundo se revela, desencadear a explosão de Ícaro, pois ele quer destruir a Terra, pois tem aversão aos seres humanos. Nazo é uma criatura com quatro olhos ovais, vermelhos, azuis, amarelos e verdes, com pupilas retangulares iluminadas , e duas orelhas de rato projetando-se do topo de sua máscara. Possui uma mão negra com três dedos e uma garra mecânica cromada removível no lugar da mão esquerda ausente. Ele senta-se em um trono robô branco giratório no lugar de suas pernas ausentes, com um painel de controle para sua nave.
Seus três principais capangas são: Piranha (Keiko Kuni), Chacal (Keiichi Kitakawa ), e o muito sádico Víbora (Youichi Numada).
Mas, a equipe do Pearl descobre um túmulo com os restos mumificados do 'Morcego Dourado', um guardião poderoso e sobrenatural, com uma cabeça de caveira, que retorna a cada dez mil anos, mais ou menos, para ajudar a raça humana em sua hora de maior necessidade.
Ele é revivido pela jovem Emily (Emiri Takami), neta do Professor Pearl, que despeja água em seu corpo, e então Ôgon Batto se junta aos exploradores em sua missão para salvar a Terra.
O primeiro perigo que o herói tem que enfrentar, é a perigosa e enorme nave/submarino espacial de Nazo, que é um cruzamento entre uma enorme broca e um mecha, e que lança raios mortais!
Os lacaios de Nazo usam um duplicador humano para sequestrar membros da equipe científica e obter o canhão. Depois de inúmeros confrontos e trocas de tiros a laser, o Morcego Dourado enfrenta Nazo, enquanto Ícaro, ( inspirado em "GORATH" de 1962), se aproxima cada vez mais da Terra.
"GOLDEN BAT" é uma das adaptações de mangás mais estranhas já feitas para as telas. Ele mistura ficção científica com fantasia e adiciona uma porção de terror para completar sua receita bizarra e muito divertida.
https://www.youtube.com/watch?v=43vVee2dPZw
Um dos primeiros países a exibir o filme nos cinemas foi a Itália, onde foi lançado como "Il ritorno di Diavolik", com um pôster e título parecendo um genérico dos vilões italianos dos 'fumetti neri ' e cinema, como Kriminal, Killing, Diabolik...e o Super Herói com poderes sobrenaturais, que voava e era indestrutível, aparece no cartaz portando uma reles metralhadora...
O filme serviu de inspiração para a série de anime de 1967, de mesmo nome, produzida um ano depois, com os novos designs de personagens de Golden Bat e Nazo, e a incorporação da Atlântida na mitologia do personagem .
As aventuras em anime também são pródigas em aparições de monstros Kaijus criados, ou acordados pelo vilão para enfrentar o herói.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLSSP3Ht3oeJNe4nQbjc7Mses7QbArhUGs
Osamu Kobayashi, a voz de Golden Bat, reprisaria seu papel na adaptação, e o tema de abertura do filme também seria a introdução da série. No Brasil, a série foi exibida em duas versões: primeira exibição (1973-1977), transmitida na TV Record em preto e branco, a série foi chamada de "Fantomas".
Segunda exibição (1981-1984): com a chegada da TV colorida, a série foi redublada e passou a ser chamada de "Fantaman – O Guerreiro da Justiça". Nazo foi chamado no Brasil de 'Dr. Zero', e fica na lembrança seu grito de guerra: 'ZZEEERROOO!!', em contraponto a risada sinistra do super herói.
https://www.youtube.com/watch?v=alRlgvMSOTw
"Ôgon Batto ga Yattekuru" (The Golden Bat is here! 黄金バットがや JAP 1972) de Katsumune Ishida
Kobayashi Keiju (Tokuhei Kyojima), um estudante veterano de artes, com habilidades de desenho reconhecidas, se torna um artista kamishibai , e eventualmente cria o sucesso "Golden Bat". Anos depois, como o kamishibai saiu de moda com a disseminação da televisão e de outras mídias, Fujitaku transforma sua criação em histórias em quadrinhos para sustentar a esposa e os filhos. Ele fica tão imerso no mangá, que se transforma no Morcego Dourado em seus delírios, luta com Nazo no ringue, vence a batalha e tem um abraço apaixonado com sua esposa Masako (Tomiko Ishii).
Comédia live-action da TOHO sobre a era Kamishibai original de Ôgon Batto, e sua origem ficcional. Embora deva ser uma comédia, o final é uma cena trágica que mostra o declínio da indústria Kamishibai devido à ascensão da televisão. Para completar, Fujitaku é atropelado a caminho do local da 'Competição Nostálgica de Kamishibai' e morre instantaneamente.
O filme não teve lançamentos conhecidos em VHS ou DVD, e foi considerado perdido por muitos anos, exceto por apenas 2 minutos de filmagem presumivelmente gravados por alguém em uma fita VHS quando estava sendo exibido na TV japonesa. Foi somente em 28 de fevereiro de 2025 que uma cópia supostamente vinda de um site de torrent japonês apareceu...e só está disponível no Internet Archive:
https://archive.org/details/1972-0513
Em 1991 surgiu mais uma versão, a produção coreana "Young-guwa hwanggeum bakjwi" (영구와 황금박쥐 : Yong Gu and the Golden Bat ) de Nam Ki-nam
Alienígenas de Andrômeda e o perverso cientista louco, Dr. Zero, chegam à Coreia e capturam os habitantes locais para que possam ser usados em experimentos.
Yong Gu (Shim Hyung-rae), um homem comum, acredita que possui superpoderes e acaba encontrando o 'Morcego Dourado' japonês...
... o lendário combatente do crime e salvador da raça humana. O atrapalhado Yong Gu, sua namorada, um cientista e seu filho precisam, juntos com Goden Bat, salvar a Coreia e o mundo das forças malignas ...
Comédia infantil de ação e sci-fi, uma entrada na longa franquia 'Young-gu' , um simpático personagem boboca que se envolve em uma variedade de situações bizarras- em outros filmes ele encontrou Drácula, Frankenstein, alienígenas e Kaijus variados (incluindo o coreano Yonggary).
Aqui, temos réplicas bastante fiéis do herói e dos vilões japoneses do Morcego Dourado, juntamente com uma horda de monstros de baixo custo (um dos quais se parece suspeitosamente com uma máscara de Gremlins comprada em loja ). O anime original de Ôgon Batto dos anos 1960 era popular na Coreia, e eles contornaram os problemas de direitos autorais, porque um estúdio coreano trabalhou nos desenhos dos cenários da série de anime.
https://www.youtube.com/watch?v=vGMz8MMUuyU
Em dezembro de 2022, uma nova adaptação de mangá de Golden Bat, ilustrada por Kazutoshi Yamane foi lançada na revista "Champion Red"(チャンピオンREDレッド, Chanpion Reddo ) da Akita Shoten ...
“Eu sou o Morcego Dourado. Despertei do meu sono de dez mil anos para lutar ao seu lado! Luto somente pela justiça.”
–O despertar do Morcego Dourado.
FONTES:
- Wikipédia
- IMDB
- Cine Space Monster - https://cinespacemonster.blogspot.com/2023/01/o-morcego-dourado-aka-ogon-batto-aka.html
- Anime News- https://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=1492
- Fandom-
https://golden-bat.fandom.com/wiki/Golden_Bat_(Golden_Bat_(1966))
- Maser Patrol- https://maserpatrol.wordpress.com/2021/04/01/old-school-special-effects-with-seoul/
- Cool Ass Cinema- http://www.coolasscinema.com/2011/09/golden-bat-1966-review.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário