Ray Harryhausen ficou decepcionado com o desempenho de bilheteria de "The Valley of Gwangi", então ele e Schneer retornaram ao tipo de história que havia se mostrado tão bem-sucedida no passado e ressuscitaram Sinbad e o colocaram novamente diante do perigo...
"The Golden Voyage of Sinbad" (A Nova Viagem de Sinbad, UK/USA 1973) de Gordon Hessler
Esta nova aventura das 'Mil e Uma Noites' provou mais uma vez que a Dynamation era suprema quando se tratava de efeitos visuais.
Kali (da religião hindu), uma estátua viva de seis braços, que luta contra Sinbad (John Phillip Law) em um duelo de espadas...
Uma combinação de centauro/ciclope dos mitos gregos...
A batalha mortal entre um grifo e o centauro ciclópico; uma figura de proa de navio magicamente animada; e o homúnculo/gárgula que o feiticeiro Koura (Tom Baker) dá vida, e fica torturando...
A trilha sonora do compositor Miklós Rózsa é maravilhosa, especialmente durante a emocionante luta de espadas entre a tripulação de Sinbad e uma estátua de Kali. Rózsa havia fornecido a música para "The Thief Of Bagdad" (O Ladrão de Bagdá, 1940), um filme favorito de Ray. Com uma mistura correta de suspense, fantasia, aventura e humor; ótima iluminação e cenários maravilhosos (locações na Espanha), o filme seria um sucesso mundial e multidões de espectadores ficaram implorando por mais.
https://www.youtube.com/watch?v=K0oKX5gzHtM
"Sinbad and the Eye of the Tiger" (Sinbad Contra o Olho do Tigre, UK/USA 1977 ) de Sam Wanamaker
A terceira aventura de Sinbad (agora vivido por Patrick Wayne) de Harryhausen possui bastante fantasia e vários personagens animados em stop motion: o gigante de bronze com a forma de um minotauro, chamado Minoton ...
Minoton é na verdade uma combinação de stop-motion e o ator Peter Mayhew ( com 2,21 m. e que viveu o icônico Chewbacca, na franquia "Star Wars) em algumas cenas.
Uma morsa gigante que Sinbad e sua tripulação encontram a caminho de Hiperbórea. Ele não aparece muito na tela e é um encontro meio estranho, mas, ainda assim, bem executado.
Guerreiros- ghouls (em cena que lembra as batalhas com esqueletos de Jasão, e do primeiro Sinbad de Harryhausen) , uma grande vespa, um babuíno - que é um príncipe transformado pela feiticeira Zenobia (Margaret Whiting)...
Trog, um troglodita gigante com um chifre, que lembra outros gigantes de Harryhausen, mas é extremamente realista e com expressões faciais que lhe dão um caráter muito forte.
Aparentemente, Trog seria originalmente um ator maquiado, mas Harryhausen decidiu usar animação para dar a ele mais sensação de fantasia e 'pseudo-realidade'.
Finalmente, o personagem do título, um Smilodon, um tigre dente-de-sabre que é descongelado.
Todos os três filmes de Sinbad de Harryhausen incluem uma batalha climática entre duas de suas criações. Neste, o bravo e simpático Trog enfrenta o tigre e permite que o grupo de Sinbad escape.
Este filme começou a ser produzido antes mesmo da estreia do 'Sinbad' anterior, e foi realizado às pressas, o que explica a qualidade bastante variável nos efeitos visuais. Também foi um sucesso com o publico, mas não faria sucesso com os críticos. Os filmes de Ray Harryhausen sempre pareceram pertencer à década de 1950 e à era dos espetáculos épicos do Cinemascope – roteiro, diálogos e personagens 'humanos' colocados em segundo plano, com ênfase no espetáculo e nos efeitos, além da natureza de fantasia escapista. Pura diversão criativa!
Em contraste, "Sinbad e o Olho do Tigre" saiu no mesmo ano que "Star Wars" (1977) de George Lucas – e a revolução de efeitos criada por Star Wars parecia mostrar que o tipo de filme - e os efeitos artesanais e demorados - de Ray Harryhausen era cada vez mais relíquias de uma era passada...ou, não...
https://m.ok.ru/video/2271773854235
"Clash of the Titans" (Fúria de Titãs, USA 1981) de Desmond Davis
"Fúria de Titãs" foi um retorno à aventura mitológica grega que Harryhausen conduziu com sucesso em "Jasão e o Velo de Ouro" – e, ele trouxe de volta sua roteirista de Jason, Beverly Cross . Foi o filme de maior orçamento de Ray Harryhausen, algo que lhe permitiu trazer um elenco famoso da indústria cinematográfica britânica para interpretar os imortais do Olimpo — Laurence Olivier (Zeus), Claire Bloom (Hera) Ursula Andress (Afrodite), Jack Gwillim (Poseidon), etc...
O último longa-metragem de Ray provaria estar entre os mais lembrados- " Fúria de Titãs" moldaria para sempre o cenário da imaginação e da produção de aventuras épicas de fantasia. Baseado nas criaturas fantásticas da lenda grega, Harryhausen projetaria uma Medusa que permaneceria como o visual padrão para o lendário Titã até hoje.
Ele também projetaria e animaria Pégaso, o cavalo voador, Bubo, a divertida coruja mecânica...
... o monstruoso Kraken...
...um abutre gigante, o vilão Calibos (interpretado pelo ator Neil McCarthy maquiado, e em animação em planos abertos), Dioskilos, o cão de duas cabeças e três escorpiões gigantes.
Neste filme, Harryhausen foi auxiliado pelos talentos de Janet Stevens na escultura das criaturas e com Steve Archer e Jim Danforth na animação.
Clash of the Titans foi lançado em 1981 e foi um sucesso de bilheteria. Aos 61 anos, Ray havia alcançado o que alguns chamaram de 'Trabalho de Mestre de uma Vida'.
https://www.dailymotion.com/video/x8x2huy
Em 1982, Harryhausen anunciou planos para um novo filme de animação stop-motion chamado "Force of the Trojans" , mas no final ele anunciou sua aposentadoria e "Clash of the Titans" provou ser seu último filme. Quando ele se aposentou da produção de longas-metragens, foi um merecido descanso. Ray trabalhou com animação em stop motion desde que era adolescente e agora poderia passar mais tempo com sua família e amigos. Ray aposentou-se, mas teve a grata oportunidade de ser reconhecido, homenageado e até premiado, com uma honraria especial do Oscar ( pelo conjunto de sua obra), dez anos após seu último filme.
“Algumas pessoas dizem ‘Casablanca' ou ‘Cidadão Kane’. Eu digo que ‘Jason e os Argonautas’ é o melhor filme já feito”- Tom Hanks
Esta citação foi dita pelo ator Tom Hanks como mestre de cerimônias durante o Oscar de 1992, onde Ray ganhou seu tão esperado Oscar.
Seu trabalho também é reverenciado por diretores como Steven Spielberg, George Lucas, Tim Burton , James Cameron, Guillermo del Toro, Peter Jackson, e Terry Gilliam...
Estes, relançados em mídias modernas, ganharam fãs que nem haviam nascido quando foram produzidos, para surpresa do velho animador. Em 26 de junho de 2010, Ray recebeu um prêmio especial da British Academy of Film & Television por 'Sua Contribuição Única ao Cinema'. Peter Jackson apresentou o prêmio na noite especial do BAFTA Southbank (NFT) para celebrar o 90º aniversário de Ray, e entre outros presentes estavam John Landis (o anfitrião), Dennis Muren, Phil Tippet, Sir Christopher Frayling, Rick Baker, Caroline Munro e Colin Arthur.
Entre diversos livros, edições especiais de revistas fantásticas e documentários, foi produzido:
"Ray Harryhausen: Special Effects Titan" (FR/UK 2011) Diretor/Roteiro – Gilles Penso, Produtor/Música – Alexandre Poncet. Companhia de Produção – Frenetic Arts/The Ray and Diana Harryhausen Foundation.
O documentário do diretor francês faz um tour cronológico pela vida e pelos filmes de Harryhausen. Começa com sua infância e a descoberta da animação stop-motion com o "King Kong" de 1933 – o filme prontamente reconhece a importância pioneira do animador de Kong, Willis O’Brien. Vemos filmagens de alguns dos primeiros trabalhos de Harryhausen, incluindo o filme pré-histórico inacabado "Creation", que ele diz ter arquivado depois que a Disney lançou "Fantasia" (1940), bem como seus testes para uma adaptação não feita de "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells, até os curtas "Mother Goose Stories", que se tornaram seus primeiros trabalhos lançados em 1946.
São entrevistados vários cineastas que falam de sua dívida com Harryhausen - Steven Spielberg, Joe Dante, Guillermo Del Toro, Peter Jackson, Tim Burton, John Landis, James Cameron, Terry Gilliam; além de Martine Beswick, Caroline Munro, Ray Bradbury, Steve Johnson, Phil Thippett, Ray e Vanessa Harryhausen, entre outros...
Harryhausen conta que todas as armaduras internas de seus modelos foram feitas à mão por seu pai até sua morte durante "The First Men in the Moon" , e visitamos a lendária oficina da casa de Harryhausen. O filme é coproduzido pela 'The Ray and Diana Harryhausen Foundation', que foi criada como um museu para abrigar os modelos de Harryhausen, enquanto Tony Dalton, curador-chefe da Fundação, é um dos produtores e um dos principais entrevistadores. Como resultado, podemos ver muitos modelos reais de Harryhausen, esboços e storyboards, filmagens de teste e material de bastidores.
A filha de Harryhausen, Vanessa, é entrevistada e oferece anedotas divertidas de sair com modelos de dinossauros em vez de bonecas em seu carrinho de bebê, ou seu pai usando o forno da cozinha para cozinhar o látex para seus modelos, resultando em refeições que constantemente tinham gosto de... borracha.
A família anunciou a morte de Ray Harryhausen no Twitter e no Facebook em 7 de maio de 2013, aos 92 anos, na Inglaterra. Sua esposa Diana faleceria cinco meses depois.
FONTES :
- Arquivos do autor
- IMDB
-Wikipédia- https://en.wikipedia.org/wiki/Ray_Harryhausen
- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/
- The Ray & Diana Harryhausen Foundation- https://www.rayharryhausen.com/
- Stop Motion Magazine- https://stopmotionmagazine.com/ray-harryhausen/
-
Ele morreu mais o que ele deixou para nos fãs do cinema fantástico ficara eternizado em nossos corações ,seus filmes e seu incrivel talento em criar esses monstros em stop motion em seus filme,onde quer que voce esteja fiquem em paz ,grande mestre Ray Harryhausen ! esses filmes do Sinbad foi lançado em DVD pela Classicline , com as dublagens originais ,ainda não comprei eles mas vou compra-los ,e assisti ha esses filmes na TV Globo á muitos anos atras, " FURIA DE TITAS " saiu em DVD pela Warner Home Vídeo e em Blu-ray pela á mesma empresa ,entretanto no Blu-ray o filme saiu redublado ,ao contrario do VHS lançado pela Warner Home Vídeo na decáda de 80 ,que lançou ele com á dublagem clássica da BKS ,coisa daqui do Brasil,foi feito um remake deste filme mas sem o mesmo charme do filme de 1981,excelente postagem do eterno Ray Larryhausen ,um abraço de Spektro 72.
ResponderExcluir