Translate

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Kaijus Bizarros da Toho

 


"Dogora" 宇宙大怪獣ドゴラ ( Uchū Daikaijū Dogora, Dagora, the Space Monster/ Dogora, O Invasor Espacial , Jap. 1964) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya.


Uma grande onda de roubos de diamantes  acontece em todo o mundo.  O inspetor japonês Kommei (Yosuo Natsuki), acaba se aliando ao agente internacional  Mark Jackson (Dan Yuma/Robert Dunham),  tentando deter uma suposta gangue de ladrões de pedras preciosas. Enquanto investigam, eles testemunham carregamentos de diamantes e pilhas de carvão ao redor do país sendo sugados para o céu por uma criatura gigante, parecida com uma água-viva.



 Dogora, como é chamado, é um organismo celular nascido no espaço que foi mutado pela radiação e precisa de carbono para se alimentar.


 Ao contrário de todos os outros filmes de kaius, Dogora não é algum tipo de besta gigante destruindo o país, mas uma nuvem escura e ameaçadora no céu. No máximo, conseguimos ver tentáculos brilhantes descendo e destruindo uma ponte, e nas cenas anteriores uma forma de bolha azul brilhante.


A criatura gigante não é antropomórfica e não é retratada por um ator fantasiado. Para cenas em sua forma completa, um adereço de borracha macia foi colocado em um pequeno tanque de água e manipulado por pessoas segurando fios de pesca. Isso deu a impressão de que ele flutuava como uma água-viva no ar.


https://archive.org/details/SpaceMonsterDogora_201905




                https://rarelust.com/dogora-1964/



"Frankenstein vs. Baragon" フランケンシュタイン対地底怪獣バラゴン ( Furankenshutain tai Chitei Kaijū Baragon, lit. 'Frankenstein vs. o Monstro Subterrâneo Baragon', Frankenstein Conquers the World / Frankenstein Contra o Mundo, Japão/EUA 1965) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya.

 


Durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha , oficiais nazistas confiscam o coração vivo e imortal do Monstro de Frankenstein, e o passam para a Marinha Imperial Japonesa , que o leva para uma instalação de pesquisa em Hiroshima para experimentos. Quando os experimentos começam, Hiroshima é destruída pelos americanos com a bomba nuclear.  



Quinze anos depois, Hiroshima foi rapidamente reconstruída. Um garoto selvagem corre pelas ruas, capturando e devorando pequenos animais. Isso chama a atenção do cientista americano Dr. James Bowen (Nick Adams) e seus assistentes.



 Um ano depois, eles encontram o garoto deformado escondido em uma caverna na praia, e Bowen e sua equipe cuidam dele, descobrindo  que ele tem uma forte resistência à radiação, e está crescendo de forma rápida e assustadora.




O Dr. Bowen fica convencido que o garoto é uma mutação da criatura de Frankenstein, fruto de seu coração irradiado que se regenerou. Agora com um tamanho gigante, e chamado também de Frankenstein, a criatura se assusta com o assédio agressivo de jornalistas, e acaba fugindo. 



Ao mesmo tempo, um terremoto perturba um lagarto gigante das profundezas, e o monstro chamado de Baragon, começa a atacar e destruir diversas aldeias...




O 'jovem Frankenstein' é acusado da destruição, mas,  quando Bowen e seus colegas são ameaçados, ele emerge a tempo de salvar os cientistas e enfrentar Baragon. 




Os monstros lutam até Frankenstein quebrar o pescoço do lagarto. Então o chão abaixo deles desmorona e os engole.  O coração imortal da criatura talvez sobreviva, mas Bowen acredita que Frankenstein está melhor morto.


 Uma coprodução internacional do Japão e dos Estados Unidos; foi a primeira colaboração entre Toho Co., Ltd e Henry G. Saperstein, e o primeiro filme da Toho a contar oficialmente com um ator americano no papel principal.



            https://m.ok.ru/video/2387905415886



"The War of the Gargantuas"   フランケンシュタインの怪獣 サンダ対ガイラ ( Furankenshutain no Kaijū: Sanda tai Gaira, lit. 'Monstros de Frankenstein: Sanda vs. Gaira', A Invasão dos Gargântuas, Jap/USA 1966) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. 


Em uma noite escura e tempestuosa, um barco de pesca é atacado por um polvo gigante, que é então destruído por um gigante verde peludo que começa a atacar navios e então se move para a cidade, causando destruição em massa. 


O Dr. Paul Stewart (Russ Tamblyn) é trazido porque acredita-se que este é o Frankenstein kaiju que ele havia descoberto. Ele tem certeza de que o Frankenstein gigante, agora chamado de Sanda, é uma criatura pacífica e não faria mal às pessoas. Enquanto os militares tentam repelir o monstro, Sanda aparece das montanhas e o resgata. 


Descobre-se que o monstro furioso -chamado de Gaira- pode ter sido criado quando células de Sanda foram levadas para o mar e misturadas com plâncton. Enquanto Gaira continua sua fúria, e nada que os militares fazem parece capaz de detê-lo, isso coloca os dois monstros em confronto.



O filme atinge um clímax divertido com os dois monstros lutando, derrubando prédios e então entrando na Baía de Tóquio...



... onde brigam jogando navios um contra o outro. A escaramuça deles é tão violenta que desperta um vulcão subaquático que os engole com sua erupção...


 Coprodução nipo-americana,  terceira e última colaboração entre a Toho Co. e Henry G. Saperstein.  Uma 'quase sequência' de "Frankenstein vs. Baragon", já que apesar das referências ao filme anterior, os monstros (chamados de Gargantuas na versão americana, que também elimina todas as referências a história anterior) parecem mais gorilas coloridos (Sanda é marrom, e Gaira é verde) do que a criatura de Frankenstein. 




https://archive.org/details/the-war-of-the-gargantuas-intl-1966






"Latitude Zero" 緯度0大作戦 ( Ido Zero Daisakusen, lit. 'The Great Latitude 0 Operation' / Latitude Zero, Jap/USA 1969) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. 



O oceanógrafo Dr. Ken Tashiro (Akira Takarada), o geólogo Dr. Jules Masson (Masumi Okda) e o jornalista Perry Lawton (Richard Jaeckel),  ficam presos em uma batisfera, são resgatados pela tripulação do super- submarino Alpha ,  e levados para Latitude Zero...



 Uma cidade super- avançada escondida abaixo do nível do mar , povoada por pessoas de todo o mundo, e que existe desde o século XIX, pois nenhum de seus habitantes envelhece ou morre. Eles são livres da ganância e das divisões políticas que assolam o mundo da superfície, e também auxiliam secretamente o avanço tecnológico e cultural da humanidade.  No entanto, o  Dr. Malic (Cesar Romero) deseja destruir a Latitude Zero usando superarmas e monstruosidades criadas artificialmente, como ratos gigantes e morcegos antropomórficos . 




Além disso, após um experimento cruel enxertando as asas de um condor em um leão , com o cérebro de um de seus asseclas, ele agiganta a criatura que fica sob seu comando...


Uma coprodução do Japão e Estados Unidos, com elenco internacional, baseada nos antigos seriados de aventura americanos, e influências dos filmes de 007, e da série de TV "Batman" !. Diferente de outras produções da Toho dos anos 1960 estrelando atores americanos,  "Latitude Zero" foi filmado inteiramente em inglês, com os atores japoneses, incluindo Akira Takarada e Akihiko Hirata, entregam todas as suas falas em inglês.



O produtor americano Don Sharp enviou o elenco americano para o Japão quando sua empresa estava prestes a falir, e  a Toho assumiu a maior parte, senão todo o orçamento de produção do complicado filme. Os efeitos são ruins, e o filme é bobo e ridículo...mas, extremamente divertido!

 


 O Griffon (グリホン Gurihon) , o kaiju leão geneticamente modificado, parece na verdade, um bichinho de pelúcia...


                https://ok.ru/video/2099282315956


"Spce Amoeba"  ゲゾラ・ガニメ・カメーバ 決戦! 南海の大怪獣 ( Gezora, Ganime, Kamēba: Kessen! Nankai no Daikaijū, lit.'Gezora, Ganimes e Kamoebas: Batalha Decisiva! Monstros Gigantes dos Mares do Sul' Yog- Monster from Space/ Desafio dos Monstros, JAP 1970) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Sadamasa Arikawa.



Uma sonda espacial enviada  para estudar o planeta Júpiter é ultrapassada por Yog (ヨグ Yogu) um extraterrestre parasita amorfo. A sonda retorna à Terra e cai no Pacífico Sul, onde a 'ameba espacial' deixa o dispositivo e habita o corpo de um molusco , fazendo com que ela sofra uma mutação chamada de Gezora, e comece a atacar navios e ilhas na região.



 Por causa de sua mutação, o kaiju, além de caminhar fora d'água, pode criar temperaturas extremamente baixas com seu corpo, e é descoberto que ele é vulnerável a altas temperaturas. 



Um grupo usa um bunker de munições japonês da Segunda Guerra Mundial para atear fogo no monstro. Gravemente queimada, a criatura recua para a água, onde morre. Mais tarde, Yog possui um caranguejo , transformando-o em Ganimes e ataca as ilhas ao redor. Felizmente, os humanos conseguem atrair Ganimes para um poço e destruí-lo com explosivos. 



A ameba espacial decide controlar duas criaturas da Terra dessa vez: outro caranguejo/ Ganimes e uma tartaruga chamado Kamoebas. 




Os dois monstros atacam o acampamento dos sobreviventes na ilha. Felizmente é percebido sua fraqueza: ondas supersônicas. Ao liberar uma tempestade de morcegos, Yog perde o controle de suas criações, e Ganimes e Kamoebas, ficam furiosos e começam a lutar entre si. 


Os humanos, usando mais explosivos, fazem o vulcão entrar em erupção, engolfando Yog e seus monstros.



Esse foi o primeiro kaiju eiga produzido pela Toho após a morte de seu genial diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya (1901-1970), e sua falta é bastante clara. O roteiro muito simplificado, e que foge dos kaijus tradicionais, é encenado com monstros desenhados sem imaginação, e muito mal executados, culpa também de um orçamento apertado.



"Space Amoeba" foi o último filme de ficção científica feito sob o sistema de estúdio da Toho. Enfrentando lucros em declínio, a lendária produtora tomou várias medidas para reduzir o poder dos sindicatos: estabelecendo uma subsidiária chamada Toho Eizo para se especializar em filmes tokusatsu, liberando a maioria de seus atores de seus contratos e dissolvendo o departamento de efeitos especiais da Tsuburaya. Também seria o último filme de Honda sob contrato com a Toho, embora ele tenha retornado em 1975 para dirigir "Terror of Mechagodzilla" .





        https://www.dailymotion.com/video/x8n1phg





"Daigoro vs. Goliath" 怪獣大奮戦 ダイゴロウ対ゴリアス ( Kaijū Daifunsen Daigorō tai Goriasu, lit. 'A Grande Batalha- Daigoro contra Goriasu,  Jap 1972) de Toshihiro Iijima, com efeitos especiais de Jun Oki and Minoru Nakano. Coprodução da Tsuburaya Productions e Toho Studios.



Daigoro é um pequeno kaiju que ficou órfão depois que os militares usaram mísseis  para matar sua mãe enquanto ela tentava protegê-lo. 



Um homem teve pena do bebê, tomou-o como seu e o criou no Japão. Mas Daigoro cresceu muito e ficou caro demais para alimentar, além de ter problemas digestivos.  



Em outro lugar, Golias, um monstro que estava preso em um asteroide por um longo tempo, vem para a Terra saquear o planeta. 



Os dois monstros lutam, e  Golias derrota Daigoro ao atingi-lo com um raio de seu chifre, e o deixa para morrer. 



Mas,  Daigoro se recupera e após uma luta intensa, sopra seu raio de fogo e consegue derrotar o invasor. Os humanos então agarram Golias enquanto ele ainda está fraco e o amarraram a um foguete e o lançam de volta ao espaço.




"Daigoro vs. Goliath" foi feito para comemorar o 10º aniversário da produtora Tsuburaya Productions . Eiji Tsubaraya inicialmente queria produzir um drama histórico fantástico, ou um novo filme de Godzilla, para comemorar o aniversário, mas devido às limitações de orçamento e à burocracia  envolvida, foi decidido produzir um kaiju eiga infantil. O diretor Toshihiro Iijima foi selecionado para escrever e dirigir devido à sua experiência em séries de TV tokusatsu da Tsuburaya Productions, como "Ultra Q" e "Ultraman". 

Daigoro (ダイゴロウ Daigorō), lembra uma mistura de cachorro com hipopótamo; enquanto Golias/Goliath (ゴリアス Goriasu) é um réptil azul gigante com braços longos, mãos enormes, e um chifre amarelo e perigoso. 



Ambas as criaturas, assim como a 'mamãe Daigoro' (que possui longos cabelos brancos / loiros !?!) ...



...foram trajes reciclados das séries de TV, e /ou de projetos inacabados. A comédia infantil foi um sucesso de público no Japão. 



         https://www.youtube.com/watch?v=DQxxt1Mu_r0





                                FONTES: 

- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB







- Moria Reviews


Um comentário:

  1. Excelente postagem ! Destaco desses filmes de monstros da Toho , que assisti , " Latitude Zero " filme que passou muitas vezes na sessões de filmes da TV Record durante ha decada de 80... na sessões de filmes noturnas e vespertinas,nunca mais foi exibido na TV aberta ,e tambem nunca teve o merecido respeito de ser lançado no nosso mercado de home vídeo ,digo em DVD ou Blu-ray ,por que ele foi lançado em VHS ha muito anos pela Wilson Rodrigues Filmes ( W.R Filmes ),os outros filmes mencionados nesta brilhante postagem só conheço de nome ,um abraço Spektro 72.

    ResponderExcluir

O Fantástico Colossal Mr. BIG - 2

      MR.BIG  Diretor, roteirista, produtor, técnico em efeitos, e praticamente 'uma banda de um homem', só Bert I. Gordon depois qu...