MILLENNIUM (1999-2004)
Depois do 'monstruoso' fiasco do "Godzilla" americano de Roland Emmerich (1998), a Toho reiniciou a franquia pela segunda vez com o filme "Godzilla 2000: Millennium" (1999), iniciando a terceira era. A série Millennium é tratada de forma semelhante a uma série de antologia onde cada filme é uma história independente, com o filme de 1954 servindo como o único ponto de referência anterior. "Godzilla Against Mechagodzilla" e "Godzilla: Tokyo S.O.S". são os únicos filmes da era Millennium a compartilhar continuidade entre si, e também estão conectados a "Mothra" de 1961.
Após o lançamento de "Godzilla: Final Wars" (2004), marcando o 50º aniversário da franquia, a Toho decidiu colocar a série em hiato por mais 10 anos.
1999: ゴジラ2000 ミレニアム Gojira Nisen Mireniamu (Godzilla 2000/ Godzilla 2000: Millennium) de Takao Okawara
** No Japão é criada a GPN (Godzilla Prediction Network) para estudar o monstro, e prever seus ataques. Enquanto isso, é descoberto um objeto gigante com milhões de anos no fundo do Oceano. Ao tentarem remove-lo, ele voa, e revela ser um OVNI, com a missão de dominar a Terra, utilizando informações genéticas sobre Godzilla. O OVNI absorve parte do DNA de Godzilla, que os alienígenas usam para se reformular fora da nave como o gigantesco Millennian. No entanto, o Millennian é incapaz de controlar as complexas informações genéticas de Godzilla, e sofre mutação, se transformando em um monstro horrível chamado Orga.
* Kaijus: Godzilla, Millennian/ Orga
Orga (オルガ , Oruga) é uma versão deformada de Godzilla, devido à sua mutação por absorção do DNA do Rei dos Monstros. Orga tem as costas bem curvada, uma pequena cabeça retangular, duas mãos gigantes com três longos dedos, pequenas pernas, e uma pequena cauda. A pele de Orga tem uma textura irregular. Quando Orga começa a absorver mais do DNA de Godzilla, ele se modifica ainda mais e começa a desenvolver pele escamosa verde, e grandes placas dorsais roxas.
2000: ゴジラ×メガギラス G消滅作戦 Gojira tai Megagirasu Jī Shōmetsu Sakusen (Godzilla vs. Megaguirus) de Masaaki Tezuka
** Godzilla ataca novamente, mas desta vez, o Japão tem duas novas armas para se defender : o Gryphon, uma nave de alta tecnologia, e a Dimension Tide, um dispositivo que cria buracos negros artificiais! Durante um teste da Dimension Tide, ovos aparecem na cidade de Shibuya e eclodem em aterrorizantes Meganurons! À medida que se multiplicam e crescem, elas começam a se alimentar da energia dos humanos. Depois de reunir energia suficiente, eles se transformam em monstros libélulas gigantes chamados Meganuras! E agora eles caçam Godzilla para obter energia para alimentar a larva de sua rainha, que eventualmente eclode no aterrorizante Megaguirus de 60 metros !
* Kaijus: Godzilla, Megarunons, Meganuras, Megaguirus.
Os Meganulon (メガヌロン, Meganuron) apareceram pela primeira vez em "Rodan" (1956) de Ishirō Honda.
*** O filme se passa em uma realidade alternativa, onde o Oxygen Destroyer nunca foi usado, o Godzilla original de 1954 sobrevive, e a capital do Japão foi transferida de Tóquio para Osaka.
2001: ゴジラ・モスラ・キングギドラ 大怪獣総攻撃 Gojira, Mosura, Kingu Gidora Daikaijū Sōkōgeki (Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack) de Shūsuke Kaneko
*** Godzilla é uma entidade sobrenatural gerada pelas almas
2002: ゴジラ×メカゴジラ Gojira tai Mekagojira (Godzilla Against Mechagodzilla) de Masaaki Tezuka
** Para se proteger de mais um ataque de Godzilla, o governo japonês decide reunir seus maiores cientistas para construir um robô gigante defensivo. Para isso, resolvem usar como base para este mecha, o esqueleto do Godzilla original e também seu DNA, criando então um Bio-Mecha pilotado de codinome Kiryu. Jogando todas as suas esperanças nele, o governo japonês nunca desconfiaria que o DNA do Godzilla original iria causar um comportamento inesperado no robô, o que trará consequências desastrosas para o Japão.
* Kaijus: Godzilla, Kiryu (Mekagojira)
Mechagodzilla (ラカゴジラMekagojira) é uma réplica mecha de Godzilla, que ostenta uma vasta gama de armas embutidas. Em sua primeira aparição no filme de 1974, "Godzilla vs. Mechagodzilla", ele era um vilão extraterrestre. Em aparições subsequentes, é descrito como uma arma artificial projetada para defender o Japão .
2003: ゴジラ×モスラ×メカゴジラ 東京SOS Gojira Mosura Mekagojira Tokyo Esu Ō Esu (Godzilla: Tokyo S.O.S.) de Masaaki Tezuka
** Kiryu-Mechagodzilla passa por reparos e modificações após sua batalha com Godzilla um ano antes. As Shobijin avisam o governo japonês que Godzilla continua retornando ao país porque eles usaram o esqueleto original de Godzilla na construção de Kiryu. Se eles devolverem os ossos ao mar, Mothra tomará o lugar de Kiryu na defesa do Japão. Godzilla e Mothra lutam, mas o Rei dos Monstros tem a vantagem. Com os reparos concluídos, o governo envia Kiryu, mas Godzilla nocauteia tanto ele quanto Mothra.
2004: ゴジラ FINAL WARS Gojira Fainaru Wōzu (Godzilla: Final Wars/ Godzilla-Batalha Final) de Ryuhei Kitamura
Uma nave-mãe aparece sobre Tóquio, e os alienígenas Xiliens, se oferecem para ajudar a Terra. Mas, depois que seus planos de conquista são descobertos, eles acordam Gigan, que estava mumificado, e dominando todos os kaijus, retomam os ataques. A única salvação é libertar Godzilla o gelo, e já que ele é imune ao controle Xilien, usar o Gotengo para guiá-lo em uma série de batalhas contra os outros monstros...inclusive contra o alienígena Monstro X !
* Kaijus: Godzilla, Monster X, Keizer Ghidorah, Zilla (o 'Godzilla' americano de 1998), Rodan, Mothra, Gigan, King Caesar, Anguirus, Minilla, Kumonga, Kamacuras, Manda, Hedorah, Ebirah.
Monster X (モンスターXエックス Monsutā Ekkusu) é uma criatura bípede com um exoesqueleto branco e pele preta. Tem em olhos vermelhos, um rosto esquelético e longos espinhos no topo da cabeça. Ele possui dois pequenos meio-crânios nos ombros e uma longa cauda preta bifurcada. Depois ele se transforma em sua verdadeira identidade : Keizer Ghidorah (カイザーギドラ Kaizā Gidora), que seria o mais poderoso do 'clã Ghidora', estando acima do já perigoso 'King'...
*** Godzilla: Final Wars é mais um reboot , e ao contrário de seus antecessores, ignora os eventos do Godzilla original de 1954 , ocorrendo em sua própria linha de tempo. O filme foi produzido para o 50º aniversário da franquia, é uma grande celebração de Kaijus e elementos de todas as épocas, e o último da era Millennium.
FONTES:
- IMDB
- Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Godzilla_(franchise)
- Godzilla, Kaijus & Dinossauros - https://universokaiju.blogspot.com/
- Kaiju Universe- https://kaijuniverse.wordpress.com/
- Wikizilla - https://wikizilla.org/wiki/Main_Page
Nenhum comentário:
Postar um comentário