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sexta-feira, 25 de outubro de 2024

A Deusa Mothra, Dogora, Manda, e Gamera!!!



A Toho entrou nos anos 60 com o auge da criatividade de seus técnicos e realizadores...

"Mothra" (モスラ, Mosura/Mothra, A Deusa Selvagem, Jap.1961) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya.





- Depois que um navio naufraga no mar por um tufão, os sobreviventes são encontrados na ilha Infant, que já foi o local de testes atômicos. Quando perguntados sobre como eles não foram afetados pela radiação, eles dizem que é porque os nativos lhes deram um suco especial. As autoridades ficam surpresas porque acredita-se que a ilha estava deserta. O empresário Clark Nelson (Jerry Ito) anuncia uma expedição para investigar, junto com um grupo internacional de cientistas. Na ilha, Nelson e sua descobrem duas irmãs gêmeas (Yumi e Emi Ito) de seis polegadas de altura.



 Nelson captura as gêmeas em miniatura, e as leva de volta ao Japão, onde as transforma em exibições de curiosidades no palco, conhecidas como as 'Shobijin' (pequenas belezas).



 Dois repórteres tentam persuadir Nelson a dar ouvidos aos avisos das irmãs sobre a vingança da guardiã da ilha, Mothra, uma mariposa gigante que está telepaticamente ligada às garotas. Mothra sai de seu casulo e segue para Tóquio para resgatar suas servas, suas asas criando vastos ventos que destroem tudo em seu caminho, e imune as armas usadas contra ela.


Mothra constrói um casulo nas ruínas da Torre de Tóquio, enquanto  o sentimento público se volta contra Nelson, para que ele liberte as Shobijin, o que ele nega. 


Vários sinos de igreja são tocados simultaneamente para atrair Mothra para uma pista de aeroporto, na qual o seu símbolo sagrado foi pintado. As meninas são devolvidas, e Mothra voa de volta para a Ilha Infant.


"Mothra" é um dos melhores filmes Kaiju do período de 1950-70, depois do Godzilla original , e o mais bem-sucedido deles, além de ser o único outro filme da Toho a ter gerado seus próprios remakes e sequências. 





Enquanto a maioria dos kaiju eiga posteriores, e especialmente na década de 70 utilizaram efeitos especiais baratos (e cenas recicladas), e se tornaram cada vez mais infantis, "Mothra" é uma produção que claramente se esforça para transcender isso. Seus efeitos são detalhados e bastante imaginativos -  as cenas de destruição de modelos com a larva de Mothra destruindo o campo e então seu surgimento em forma alada são especialmente boas. 



Mais importante, tudo é construído em torno de uma história forte, e com personagens 'live action' interessantes e envolventes.



 Mothra se tornou o primeiro monstro de outro filme japonês a enfrentar Godzilla em "Gojira tai Mosura" (Godzilla Contra a Ilha Sagrada, 1964).  Mothra  (モスラ Mosura) se destaca dos outros monstros japoneses por ter uma personalidade distinta em comparação a qualquer um dos outros kaijus - onde Godzilla era uma força bruta de agressão, Mothra é claramente uma força feminina mais simpática que é identificada com a natureza (sua origem nunca é explicada, mas possui conotações divinas/mágicas) e menos intencionalmente destrutiva e raivosa. Além disso, o filme lembra um 'conto de fadas com monstro', e foi produzido visando um público mais 'família'.



Com o renascimento bem-sucedido da franquia Godzilla na década de 1990 usando melhores efeitos visuais e animatrônicos, seu enfretamento com o rei dos Monstros foi refeito em " Gojira vs.Mosura" (1992). Mothra foi posteriormente revivida para uma trilogia de filmes próprios:   "Mosura" (Rebirth of Mothra ,1996) de Okihiro Yoneda, "Rebirth of Mothra II" (1997) de Kunio Miyoshi, e "Rebirth of Mothra III" (1998) de Okihiro Yoneda. 





"Gorath" (妖星ゴラス, Yōsei Gorasu, lit. 'Estrela Sinistra Gorath', Jap. 1962) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. 



 A humanidade se esforça para mover a Terra para fora de sua órbita para evitar a colisão com uma estrela anã branca descontrolada, chamada de 'Gorath'. O corpo celeste errante tem 6.000 vezes a gravidade da Terra, e ainda absorve detritos espaciais, aumentando cada vez mais. 



No entanto, o calor gerado pelos mega-propulsores que movem a Terra, faz com que um monstro gigante, parecido com uma morsa, mais tarde apelidado de Maguma, emerja e ataque a base da Operação no Polo Sul . 



Em resposta, uma pequena aeronave  é equipada com um laser poderoso para parar o kaiju. 



Sci-fi e filme catástrofe da Toho. O planeta/estrela errante é o verdadeiro 'monstro' do espetáculo, mas temos a aparição e ataque de Maguma (Magma na versão americana), um kaiju que não retornou em nenhum filme...





           https://www.dailymotion.com/video/x8sneg6





"Atragon" (海底軍艦, Kaitei Gunkan, lit. 'The Undersea Warship', Atragon- O Super Submarino, Jap. 1963) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya.





O Império Mu afundou sob as ondas dezenas de milhares de anos atrás. O povo de Mu construiu sua própria cidade subaquática, mas quer recuperar a superfície como sua e exige que o mundo se renda a eles. Eles também consideram a construção do supersubmarino Gotengo da classe Atragon pelo Capitão Jinguji (Jun Tazaki) como uma ameaça. 



O Capitão o uso do submarino para qualquer coisa que não seja propósitos nacionalistas. É somente quando espiões de Mu sequestram diversos cientistas, é  que Jinguji concorda em colocar o Gotengo em ação contra o Império. O submarino enfrenta a serpente marinha gigante Manda (mascote e protetora de MU) com seu raio congelante e então penetra no palácio com sua broca para resgatar os prisioneiros enquanto toda a cidade subaquática começa a desmoronar.



       https://www.dailymotion.com/video/x8i4i05


Aventura subaquática de ficção científica da Toho. O kaiju foi adicionada por insistência do produtor Tomoyuki Tanaka, como ele fez com Maguma em "Gorath" (1962). 



Manda (マンダ Manda) é uma serpente marinha kaiju, cujo design foi criado para se assemelhar a um dragão chinês devido a 1964 ser o Ano do Dragão, e este foi o sucesso de bilheteria de Ano Novo da Toho. Manda reapareceria com o visual modificado (parecendo mais uma serpente do que dragão), atacando Londres em "Kaijû Sôshingeki" (Destroy All Monsters/O Despertar dos Monstros, 1968)...





"Dogora" (宇宙大怪獣ドゴラ, Uchū Daikaijū Dogora, Dagora, the Space Monster/ Dogora, O Invasor Espacial , Jap. 1964) de Ishirō Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya.



Acontece uma grande onda de roubos de diamantes em todo o mundo. Investigando, o inspetor Kommei (Yosuo Natsuki) vai consultar um especialista em cristais, e testemunha uma estranha mancha azul que invade um cofre para levar seus diamantes. A trilha leva ao corretor de diamantes do submundo Mark Jackson (Dan Yuma/Robert Dunham), que revela ser um agente internacional tentando deter uma gangue de ladrões de pedras preciosas. Enquanto investigam, eles testemunham carregamentos de diamantes e pilhas de carvão ao redor do país sendo sugados para o céu por uma criatura gigante, parecida com uma água-viva.



 Dogora, como é chamado, é um organismo celular nascido no espaço que foi mutado pela radiação e precisa de carbono para se alimentar.

  


Alguns filmes de sci/terror da Toho  deste período – "The H-Man" (O Monstro da Bomba H, 1958), The Human Vapor (O Vapor Humano, 1960) ambos de Ishirô Honda  -frequentemente recorriam a tramas  policiais, fazendo um  híbrido de filme de monstro com drama ao estilo 'gangster'. Esse é o caso de "Dogora" , onde as aparições do estranho kaiju são intercaladas com uma investigação e tentativas de prender uma suposta gangue de ladrões de diamantes.







 O personagem ocidental Mark Jackson foi interpretado por Robert Dunham (assinando Dan Yuma), um empresário americano que falava japonês, e que por isso encontrou emprego em vários filmes no país.





                 https://rarelust.com/dogora-1964/





"Gamera" (大怪獣ガメラ, Daikaijū Gamera, Gammera, the Invincible/ Gammera- O Monstro Invencível, Jap 1965) de Noriaki Yuasa, com efeitos especiais de Yonesaburo Tsukiji. 

                        ( Daiei Studios )



Um caça a jato americano abate uma aeronave desconhecida no Ártico, causando uma explosão atômica. A explosão desenterra uma tartaruga gigante pré-histórica voadora. Os nativos esquimós reconhecem a tartaruga como uma criatura lendária conhecida como Gamera. 



Gamera voa ao redor do mundo e eventualmente se estabelece no Japão. Onde quer que vá, causa devastação em massa com seu tamanho gigante, velocidade supersônica, e hálito de fogo.


 Os militares percebem que o monstro consome combustíveis fosseis, e tem uma vulnerabilidade ao frio e procuram encontrar uma maneira de explorar essas fraquezas. O garoto Toshio (Yoshiro Uchida) cai de um farol que é demolido durante um dos ataques, mas é salvo por Gamera. Toshio ingenuamente acredita que sua pequena tartaruga de estimação que morreu, se transformou em Gamera, e então luta para salvá-la dos militares.



No final Gamera é atraída para o cone do nariz de um foguete, e lançada com vida para Marte...


Gamera (ガメラ) é um daikaijū  criado pelos extintos Estúdios Daiei, para rivalizar o sucesso Godzilla, da Toho Pictures, durante a explosão dos kiju eiga da década de 1960. A partir daí o personagem ganhou fama e notoriedade, sua própria série de filmes, e virou um ícone japonês por si próprio .




Gamera, apesar de se assemelhar uma tartaruga gigante, possui dentes na boca e duas imensas presas na arcada inferior, que se projetam para fora. Além de sua força e garras,  utiliza como arma labaredas de fogo que lança pela boca. Assume porte quadrúpede ou bípede e pode voar usando jatos que a propulsionam saindo das cavidades das patas traseiras quando as recolhe para dentro do casco, ou então das cavidades das quatro patas — ela voa girando como se fosse um disco voador.

O nome de Gamera foi originalmente concebido como 'Kamera', devido a 'kame' ser a palavra japonesa para tartaruga. No entanto, o nome foi alterado para "Gamera" devido a 'Kamera' soar muito próximo da pronúncia japonesa para câmera. O técnico de efeitos especiais Ryosaku Takayama projetou o traje de monstro usado no filme.


A versão americana lançada em 1966 foi intitulada "Gammera the Invincible" , adicionando um 'm' ao nome de Gamera sobre o título japonês.  A edição altera o filme para fazer parecer que a ameaça Gammera era internacional e que são os militares dos EUA que coordenam os esforços para destruir a criatura - com Brian Donlevy aparecendo como o general encarregado das operações.




   https://www.youtube.com/watch?v=h2tqqL2KvOI


Devido ao sucesso comercial de "Gamera", o presidente dos Estudios Toei ,Masaiachi Nagata , encomendou rapidamente um continuação, mas com uma produção de primeira linha, orçamento expandido, e diretor consagrado. Nasceu então...


"Gamera vs. Barugon" (大怪獣決闘 ガメラ対バルゴン, Daikaijū kettō: Gamera tai Barugon, lit. 'Grande Duelo de Monstros: Gamera contra Barugon', Jap.1966) de Shigeo Tanaka, com efeitos especiais de Noriaki Yuasa e Kazufumi Fujii.  (Daiei Film)



O foguete enviado ao espaço contendo Gamera é atingido por um meteoro, e o monstro retorna à Terra. 



Enquanto isso, um trio de homens gananciosos faz uma expedição à Nova Guiné, para recuperar uma opala enorme, que foi escondida em uma caverna durante a Segunda Guerra. Os nativos da vila próxima avisam que a opala é na verdade um ovo, mas eles ignoram isso. Na viagem de volta,  acidentalmente o calor de uma lâmpada infravermelha faz com que o ovo ecloda. Nasce o lagarto Barugon, que rapidamente cresce até um tamanho imenso. 



O Kaiju ataca o porto de Kobe, causando destruição em massa com seu hálito congelante e raio de energia arco-íris.




 O raio colorido de Barugon atrai Gamera, e os dois lutam em Osaka. 




Como tudo o que os militares usaram para tentar parar Barugon se mostrou ineficaz, a única esperança parece ser a tartaruga voadora Gamera.



Noriaki Yuasa, diretor do filme anterior de Gamera , foi rebaixado a diretor de efeitos especiais para "Gamera vs. Barugon" , assumindo o aclamado diretor Shigeo Tanaka e o famoso compositor Chuji Kinoshita, para o filme que a Daiei queria direcionar para um público mais adulto. Yusa afirmou mais tarde: 'Achei difícil misturar melodrama com monstros'...




Barugon (バルゴン Barugon)  é um réptil quadrúpede gigante que lembra um camaleão, com dentes afiados, um longo chifre no focinho, chifres menores acima dos olhos e uma longa cauda em forma de chicote. Ele tem duas fileiras de espinhos curtos descendo pelas costas, que começam a brilhar com cores quando a criatura está pronta para atacar. Barugon também possui uma língua muito longa e rígida com uma ponta em forma de clava .



 Barugon não deve ser confundido com o monstro Toho de nome semelhante, Baragon. A semelhança no nome é provavelmente uma coincidência, já que ambos são semelhantes a dinossauros terrestres.




                            A seguir..... ?


FONTES:


                                   LIVROS:


- Japanese Science Fiction, Fantasy and Horror Films - Stuart Galbraith IV (McFarland Books, USA 1994)

- Giant Monster Movies - Robert Marrero (Fantasma Books, USA 1994)

- The Illustrated DINOSAUR Movie Guide- Stephen Jones (Titan Books, UK 1993)


                                      WEB:


 - Kaiju Universe- https://kaijuniverse.wordpress.com/


  - Wikizilla - https://wikizilla.org/wiki/Main_Page


 - Space Monster : https://cinespacemonster.blogspot.com


- Godzilla, Kaijus & Dinossauros - https://universokaiju.blogspot.com/


- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/theme/japanese-monster-movies






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