O diretor Bert I. Gordon (1922-2023) trabalhou de meados da década de 1950 até seu último longa-metragem, em 2015. Ele ficou conhecido como 'Mr. BIG' por causa de suas iniciais e por sua propensão a usar efeitos especiais que mostravam animais e humanos gigantes em seus filmes. O apelido Mr. BIG foi dado por Forrest J. Ackerman, fundador da revista Famous Monsters of Filmland, e fã assumido de Bert Gordon.
Bert Ira Gordon nasceu em 24 de setembro de 1922, em Kenosha, Wisconsin. Ele ganhou sua primeira câmera de uma tia quando tinha apenas 9 anos. Era uma câmera de 16 mm e ele passou os anos seguintes experimentando efeitos visuais , algo que o ajudaria a entender como fazer um filme cheio de efeitos especiais de forma barata, e concretizar sua ambição de fazer suas próprias produções em Hollywood.
Ele abandonou a Universidade de Wisconsin para se juntar às Forças Aéreas do Exército na Segunda Guerra Mundial . Depois da guerra, ele se casou com Flora Lang, e ele e sua esposa começaram a fazer comerciais de televisão. O salto para o cinema aconteceu quando ele produziu, fez a fotografia, e editou o filme "Serpent Island" (USA 1954) de Tom Gries (também estreando na direção), com o ator decadente Sonny Tufts (1911-1970).
O título é promissor, mas é apenas uma aventura 'exótica' clichê, sobre a caça a um tesouro em uma ilha da América Central, próxima ao Haiti, protegida por um culto vodu. A serpente é apenas uma grande píton que aparece nos minutos finais, com pouco efeitos, e nenhum suspense.
https://www.youtube.com/watch?v=wfh1YSvMTMI
Sua estreia como diretor aconteceu no ano seguinte, com o sci-fi "King Dinosaur" (USA 1955) de Bert I. Gordon
A história acompanha a corrida espacial para chegar ao planeta Nova, que se perdeu na órbita da Terra. Duas médicas se juntam a dois astronautas (Douglas Henderson, Wanda Curtis, Patti Gallagher e Bill Bryant ) na exploração do planeta, que possui abundante vida animal (principalmente crocodilos e cobras) e uma atmosfera respirável.
Há tempo para um pouco de romance, mas também temos a primeira aparição dos GRANDES monstros na forma de uma abelha ou vespa, que é rapidamente derrotada por um dos cientistas, e um tatu gigante.
Então, eles finalmente encontram o 'rei dinossauro' do título, e ele é apenas um pequeno iguana ampliado oticamente, mas descrito como um...Tiranossauro rex!
Um pequeno filme com um orçamento de US$ 18 mil, rodado durante um período de sete dias, com a câmera e outros equipamentos emprestados e o pequeno elenco trabalhando com salários reduzidos. Gordon dirigiu, escreveu e produziu (junto com Al Zimbalist), e embora ninguém seja creditado pelos efeitos especiais, pode-se presumir que foi Mr. Big com a ajuda de sua então esposa, Flora M. Gordon, como de costume.
https://www.youtube.com/watch?v=j9Tlx6nH9OM
Bert com sua primeira esposa Flora, e no meio a filha deles, a futura atriz Susan Gordon (1949-2011)
Gordon produziu, dirigiu e fez os efeitos técnicos especiais de um sci-fi inspirado na cena da praga de gafanhotos em "Os Dez Mandamentos" (1956), mas desta vez, com insetos gigantes. "Beginning of the End" (O Começo do Fim, USA 1957 ) de Bert I. Gordon
A jornalista Peggie Castle (Audrey Aimes) está a caminho de Ludlow, Illinois, quando descobre que uma força desconhecida destruiu a cidade e fez com que toda a sua população desaparecesse. Ela procura Ed Wainwright (Peter Graves), um entomologista que trabalha em um projeto para criar novos alimentos vegetais em um centro de pesquisa botânica próximo. Enquanto investigam, eles encontram gafanhotos gigantes.
"Beginning of the End" é um excelente exemplo do ciclo de filmes de 'Big Bugs' dos anos 1950. Como em muitos filmes da era atômica, o ataque de insetos gigantes é rapidamente visto em termos de analogias bíblicas. O diálogo lança presságios sinistros: 'chegará o tempo em que os animais herdarão a Terra' e o inevitável 'este é o começo do fim'.
Os gafanhotos gigantes são representados por insetos ampliados fotograficamente, e quase todas as cenas de interação com humanos vêm com linhas grossas e foscas ou então com imagens granuladas de inserções ópticas. No entanto, a maioria dessas cenas funciona razoavelmente bem para o que era aceito na época. Há alguns efeitos nada ruins dos gafanhotos escalando os arranha-céus de Chicago...
...embora em tomadas posteriores fique claro que eles estão simplesmente rastejando sobre uma ampliação fotográfica, e não sobre maquetes.
Segundo Flora Gordon, para os efeitos, eles usaram algumas centenas de gafanhotos, que Bert havia coletado de uma praga recente no Texas. Gordon usou um secador de cabelo para fazer os gafanhotos se moverem pelos 'prédios' de papelão, em tomadas feitas horizontalmente e depois opticamente verticalizadas...
https://www.youtube.com/watch?v=XWSBan0pqQA
Gordon escreveu então um roteiro que inicialmente seria uma produção da RKO, mas o financiamento não foi concretizado (a RKO apenas distribuiu o filme). O produtor/diretor então trabalhou arduamente para concluir o filme de forma independente antes que o dinheiro acabasse, com apenas cinco ou seis dias disponíveis para as filmagens de "The Cylops" (A Maldição do Monstro Sinistro, USA 1957) de Bert I. Gordon...
Susan Winter (Gloria Talbott) está convencida de que seu noivo Bruce, cujo avião caiu em uma região remota do México três anos antes, ainda está vivo. Ela lidera uma expedição para encontrá-lo, junto como cientista Russ Bradford (James Craig), o mineiro Marty Melville (Lon Chaney Jr.) e o piloto Lee Brand (Tom Drake).
Ao chegarem na região eles descobrem que todos os animais cresceram até atingir um tamanho gigante, incluindo dois lagartos (que lutam entre si até a morte), uma tarântula e um falcão colossal que come um roedor enorme.
Russ acredita que essas incríveis mutações foram causadas por algum tipo de material radioativo no solo, e que, se eles permanecerem por muito tempo, isso poderá começar a afetá-los também. Mesmo assim, Susan está determinada a encontrar Bruce, mas, nenhum deles estava preparado para o que acabam descobrindo...
...o desaparecido é agora um gigante deformado com um olho só (Duncan 'Dean' Parkin, com maquiagem especial de Jack H. Young), que grunhe e rosna continuamente, e ocasionalmente mostra sinais de inteligência - em vez de esmagar o avião em que Susan e os outros chegaram, ele o estuda, como se estivesse se lembrando de algo de seu próprio passado...
Gordon começou a filmar em Tijuana no México, mas foi preso por não ter permissão e teve que subornar e entregar e sua câmera para sair da cadeia, o que resultou na exposição deliberada de todas as imagens que já havia feito. O filme então foi rodado rapidamente no conhecido Bronson Canyon em Los Angeles, famoso local usado em vários faroestes B e filmes como "Robot Monster" (1953) e episódios de "Star Trek" (1966-9). O que não tornou as coisas mais fáceis foi ter que lidar com o veterano Lon Chaney Jr. (1906-1973), que estava habitualmente bêbado.
Apesar de todas as dificuldades, o filme foi concluído, e lançado em um programa duplo com "Daughter of Dr Jekyll" (A Filha do Médico e o Monstro, USA 1957), também com a atriz Gloria Talbott (1931-2000). Os efeitos especiais rápidos e baratos variam de qualidade, mas são divertidos, e eficientes para a época.
https://ok.ru/video/2305792019150
Já conhecido por suas produções baratas e rápidas, em 1957 ele começou sua prolífica associação com a AIP- American International Pictures , começando com sua obra mais celebrada "The Amazing Colossal Man" (O Monstro Atômico, USA 1957) de Bert I. Gordon...
Em uma base militar em Desert Rock, Nevada, uma explosão de teste da primeira bomba atômica de plutônio acaba atingindo acidentalmente o Tenente-Coronel Glenn Manning (Glenn Langan) .
Sobrevivendo à explosão, mas sofrendo queimaduras radioativas de terceiro grau em quase todo o corpo, ele é tratado pelo especialista Dr. Paul Linstrom (William Hudson) e pelo cientista militar Dr. Eric Coulter (Larry Thor). No dia seguinte eles ficam surpresos ao descobrir que as queimaduras de Glenn estão completamente curadas, e ele é transferido para um centro de reabilitação e pesquisa do exército. A noiva de Glenn, Carol Forrest (Cathy Downs) dirige até lá e desmaia de horror quando descobre que ele se transformou em um gigante de cerca de 5 metros de altura.
Os cientistas revelam que Glenn continuará crescendo até morrer, por conta de disfunções no seu cérebro e coração. Depois de passar dos 10 metros ele escapa das instalações, e logo depois o noticiário local relata que um "homem gigante" foi visto se aproximando de Las Vegas. Enquanto os militares se dirigem para lá, Glenn, agora com mais de 18 metros de altura e descontrolado, causa estragos pela cidade...
... e enfurecido quando a polícia começa a atirar se dirige para a represa próxima. Coulter e Linstrom pegam uma enorme seringa especial cheia de um soro para interromper o crescimento e a enfiam no tornozelo de Glenn. Ele a remove e, furioso, a lança em Coulter, matando-o.
Então Glenn agarra Carol e começa a atravessar a represa, e embora esteja desorientado, ele obedece aos apelos dela, e a liberta. O exército abre fogo com bazucas, fazendo com que Glenn caia no Rio Colorado, aparentemente morto.
Bert I. Gordon foi contratado pela AIP (depois que Roger Corman desistiu) para o projeto que visava lucrar com o grande sucesso de "The Incredible Shrinking Man" (O Incrível Homem que Encolheu, 1957) de Jack Arnold.
O técnico de efeitos especiais da AIP, Paul Blaisdell, projetou e construiu todos os adereços de tamanho minúsculo usados para simular a altura do 'homem colossal', assim como a icônica seringa gigante...
Lançado nos cinemas como um filme duplo com o terror "Cat Girl" (1957) de Alfred Shaughnessy...
..."O Monstro Atômico" foi bem recebido pela crítica e público e se tornou um sucesso internacional.
https://www.youtube.com/watch?v=jLpCXyS0rdk
Sentindo que estava no caminho certo, Bert Gordon fundou a produtora Carmel Productions, e tratou de realizar rapidamente uma continuação...
"War of the Colossal Beast" (A Volta do Homem Colossal, USA 1958) de Bert I. Gordon
Joyce Manning ( Sally Fraser ), irmã do oficial do Exército Glenn Manning, acredita que seu irmão ainda está vivo. Após ser exposto à radiação, e se tornado o 'Homem Colossal', Glen foi supostamente morto pelos militares na Represa Boulder. Ao ouvir sobre vários roubos recentes de caminhões de entrega de comida no México, ela se junta ao Major Mark Baird (Roger Pace) e o cientista Dr. Carmichael ( Russ Bender ), e vai procurá-lo. Eles descobrem que Glenn (Dean Parkin), de fato, sobreviveu, mas ficou desfigurado e quase demente, e agora ataca caminhões que passam em busca de comida.
Os militares conseguem capturá-lo usando um caminhão cheio de pão drogado, e ele é colocado em um hangar de avião em Los Angeles, onde cientistas estudam sua condição.
Ele consegue escapar novamente e sai em fúria por Los Angeles e Hollywood . Ele quase destrói um ônibus escolar cheio de crianças...
...mas Joyce argumenta com ele, e o gigante lentamente é trazido de volta aos seus sentidos. Agora percebendo o que se tornou e o que fez, Manning comete suicídio eletrocutando-se em linhas de alta tensão...
Os produtores (Gordon e Samuel Z. Arkoff da AIP) decidiram usar uma maquiagem muito pesada em Dean Parkin como forma de disfarçar o fato de que um ator diferente estava interpretando o Coronel Manning, especialmente porque muitas cenas de flashback mostravam o filme original com Glenn Langan. Duncan 'Dean' Parkin (1931-2009) também desempenhou o papel principal do monstro em outro filme de Bert I. Gordon, "The "Cyclops" , e basicamente fez o mesmo gigante desfigurado -maquiado por Jack H. Young- em ambos os filmes.
Produção muito mais barata do que a original, e que embora seja em preto e branco, o final foi filmado em cores para a breve cena de eletrocussão.
A AIP distribuiu o filme em um programa duplo com "Attack of the Puppet People"...
https://www.youtube.com/watch?v=xOnJgmoSRvw
"Attack of the Puppet People" (Dr. Encolhedor, USA 1958) de Bert I. Gordon
Sally Reynolds (June Kenney) responde a um anúncio para uma vaga de secretária na fábrica de bonecas Doll Inc. Embora incomodada com o jeito muito estranho do proprietário, o Sr. Franz (John Hoyt), que possui uma coleção pessoal de bonecas muito realistas, armazenadas em recipientes de vidro trancados em uma vitrine na parede, ela acaba aceitando o emprego.
Depois de trabalhar na fábrica de bonecas por várias semanas, seu namorado Bob Westley (John Agar) faz uma proposta de casamento, e convence Sally a deixar o emprego. No dia seguinte, Bob desaparece, e Sally nota uma nova boneca na coleção de Franz que se parece com ele.
Quando Sally confronta o Sr. Franz, ele usa uma máquina para encolhê-la até o tamanho de uma boneca.
Ele usa sua invenção em qualquer um que tente deixá-lo. Todas as 'bonecas' em sua coleção são amigos colocadas em animação suspensa com uma droga. Ele revive Bob e outros quatro para fazer companhia a Sally, e o grupo precisa conviver com o mundo 'gigante' a sua volta, e problemas como o ataque de um cão.
Após Franz ser interrogado duramente pelo Sargento Paterson (Jack Kosslyn), que investiga os desaparecimentos, ele decide matar seus prisioneiros e a si mesmo antes de ser capturado. Ele leva sua 'coleção' para um antigo teatro, e dá uma última festa, forçando seus cativos a encenar 'Dr. Jekyll e Mr. Hyde' , como se fossem marionetes...
Escrito por Bert I. Gordon e George Worthing Yates, foi mais uma produção da AIP criada para capitalizar o sucesso de "The Incredible Shrinking Man", da Universal-International , lançado no ano anterior. O filme também pode ser comparado com o clássico "Dr. Cyclops" (O Delírio de um Sábio, USA 1940) de Ernest B. Schoedsack, com a diferença que o cientista louco de Albert Dekker era um megalomaníaco, e as motivação do carente Sr. Franz era a solidão.
O filme fez uso extensivo de adereços de grandes dimensões, criados para o filme por Paul Blaisdell com a ajuda de sua esposa/assistente Jackie. O telefone gigante que aparece em destaque na história, era um enfeite que foi emprestado do escritório da companhia telefônica local.
A filha do diretor, Susan Lynn Gordon (1949-2011), então com 8 anos, estreia no cinema vivendo a menina Agnes, substituindo na última hora, outra atriz infantil que estava doente e incapaz de atuar.
Bert também faz uma auto citação, ao mostrar em uma cena "The Amazing Colossal Man", sendo exibido em um cinema drive-in.
Bert Gordon tinha aprimorado sua técnica de matte/ tela dividida, e os efeitos no filme são muito superiores comparados aos seus trabalhos anteriores. Anos mais tarde ele revelaria que "Attack of the Puppet People" foi seu filme favorito...
https://www.youtube.com/watch?v=XW04b7rsywg
"The Spider" / "Earth vs the Spider" (A Maldição da Aranha/ A Aranha Negra, USA 1958) de Bert I. Gordon
Na pequena cidade de River Falls, Carol Flynn (June Kemmy ) , e seu namorado Mike Simpson ( Gene Persson) procuram seu pai desaparecido. A busca os leva às cavernas da cidade, onde encontram cadáveres humanos, e uma aranha gigante.
Liderados por Kingman (Ed Kemmer), o professor de biologia do ensino médio, as autoridades injetam gás e aparentemente matam a aranha com DDT. No entanto, depois que Kingman expõe a aranha na escola, durante um ensaio de uma banda de rock, o monstro é despertado.
A aranha gigante começa a devastar a cidade antes de retornar ao seu refúgio úmido e escuro.
O xerife e alguns outros decidem explodir a entrada para impedir que ela escape novamente. Depois que a dinamite é detonada, eles descobrem que dois adolescentes estão presos dentro da caverna com a aranha monstruosa.
"The Spider" foi claramente produzido como parte da moda adolescente de monstros dos anos 1950, iniciada com "I Was a Teenage Werewolf" (1957), com influência do sucesso da Universal Pictures "Tarântula" (1955) de Jack Arnold.
ver: https://doutorkaiju.blogspot.com/2025/03/aranhas-gigantes-nas-teias-do-terror.html
Os efeitos são predominantemente os esperados de Mr. Big, mas, para seu orçamento microscópico, o filme tem ação, um pouco de sangue & gore - como o corpo ressecado do policial vítima da aranha (criação de Paul Blaisdell)...
...e suspense genuíno, além de cenas rodadas nas impressionantes Cavernas de Carlsbad.
O filme também mostra Gordon novamente autorreferencial e brincalhão – o cinema local está exibindo "Attack of the Puppet People", enquanto anúncios na fachada e cartazes no saguão anunciam "The Amazing Colossal Man" como lançamento em breve. Do lado de fora um adolescente fala sobre o novo filme que está em exibição – 'algo sobre Bonecos de Pelúcia – parece bem louco'.
https://www.youtube.com/watch?v=Sx_ATZrzhJs
Mr. B.I.G. CONTINUA...
FONTES:
- Arquivos do autor
-IMDB
- Wikipédia
- Cult Film Alley - https://cultfilmalley.com.au/2020/02/06/the-colossal-cult-of-mr-bert-i-gordon-part-one/
- Cine Space Monster - https://cinespacemonster.blogspot.com/search/label/BERT%20I%20GORDON
- Susan Gordon - https://susangordon.info/home
- Monster Hunter- https://monsterhuntermoviereviews.com/
- Cool Ass Cinema - http://www.coolasscinema.com/
- Moria Reviews -
https://www.moriareviews.com/director/bert-i-gordon
Desses filmes citados aqui nesse blog que tambem esta cada dia mas fantástica em se tratando de filmes de ficção underground e esquecidos pelo tempo ,eu tenho em minha videoteca o filme em DVD " O INCRÍVEL HOMEM COLOSSAL & A VOLTA DO INCRÍVEL HOMEM COLOSSAL " ambos lançado pela extinta CultClassics ,aguardamos a segunda parte desse grande diretor de cinema que tirava leite de pedra ,um abraço de Spektro 72.
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