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quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Dino Efeitos - A Evolução dos Dinossauros no Cinema

 



                            🦖Dino - História

Os dinossauros apareceram pela primeira vez durante o período Triássico, entre 243 e 233,23 milhões de anos atrás , embora a origem exata e o momento da evolução dos dinossauros sejam um assunto de  constante pesquisa . Eles dominaram a Terra após o evento de extinção Triássico-Jurássico ( que exterminou os grandes répteis mais antigos, chamados 'Arcossauromorfos') , e seu domínio continuou durante os períodos Jurássico e Cretáceo. 




Os primeiros fósseis de dinossauros foram reconhecidos no início do século XIX, e o nome 'dinossauro' (que significa "lagarto terrível") foi cunhado pelo biólogo e paleontologista Sir Richard Owen em 1842 para se referir a esses 'grandes lagartos fósseis'. Desde então, esqueletos de dinossauros fósseis montados têm sido grandes atrações em museus em todo o mundo, e os dinossauros se tornaram uma parte duradoura da cultura popular. 


O tamanho gigante de alguns dinossauros, bem como sua natureza aparentemente monstruosa e fantástica, garantiram sua aparição regular em livros e filmes (convivendo / ameaçando os humanos), começando com a novela do autor de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle "The Lost World" (1912).




No cinema, um dos primeiros filmes a apresentar um dinossauro foi "Gertie the Dinosaur" (USA 1910/1914) de Winsor McCay.



O cartunista Winsor McCay foi um dos pioneiros na animação, e o brontossauro fêmea Gertie foi criado para um show de teatro popular. Sua estrela  fazia truques comandado por seu mestre, muito parecidos com um elefante treinado. Ela é animada em um estilo naturalista sem precedentes para a época, e McCay a imbuiu de uma personalidade — embora amigável, Gertie poderia ser caprichosa, ignorando ou se rebelando contra os comandos de seu mestre. Em 1914 McCay adicionou uma sequência introdutória em live action ao curta, e o lançou nos cinemas.


       https://www.youtube.com/watch?v=sZ9mIoH-7c0


"Brute Force"/ " The Primitive Man" (USA 1914) de D.W.Griffith 



Homens das cavernas precisam proteger suas mulheres do ataque de uma tribo mais primitiva e brutal, e ainda enfrentam uma cobra gigante, uma criatura monstruosa parecida com um dragão...



... e um Ceratossauro.


Griffith ampliou seu curta "Man's Genesis" (1913), uma 'aventura romântica pré-histórica', com o ataque da tribo 'neandertal', e das criaturas. A cobra de borracha é ok; o 'dragão' é um coitado de um jacaré verdadeiro disfarçado com risíveis asas, e chifres, mas o Ceratossauro é um modelo mecânico em tamanho original e com alguns movimentos...



...o primeiro dinossauro em live action é impressionante para a época!


          https://www.youtube.com/watch?v=yN84wBAi590


"The Dinosaur and the Missing Link: A Prehistory Tragedy" (USA 1915) de Willis O'Brien



Três homens pré-históricos querem conquistar a mesma mulher sem muito sucesso. 



Enquanto isso, Wild Willie, o 'elo perdido', sempre procurando algo para comer, confunde a cauda de um dinossauro com uma cobra, e acaba sendo morto por ele.  



Fingindo que matou o 'monstro peludo', o mais atrapalhado dos homens prova seu valor e ganha a garota. 


Comédia curta, animação com stop motion por Willis O'Brien. O filme foi distribuído pela empresa cinematográfica de Thomas Edison, a Conquest Pictures, em 1917. Apesar da crueza da animação e dos modelos, esse primeiro filme com dinossauros totalmente em stop-motion mostrou o caminho para Mr. O'Brien evoluir...



       https://www.youtube.com/watch?v=AQ1DaT7f5lE


Posteriormente, O'Brien foi contratado por Thomas Edison para fazer vários outros curtas pré-históricos no mesmo estilo...



... antes que o produtor Herbert M. Dawley o financiasse para realizar ...


"The Ghost of Slumber Mountain" (USA 1918) de Willis O'Brien



Tio Jack ( Herbert M. Dawley, que também atuou como produtor do filme), conta como  encontrou a cabana de um eremita falecido chamado Mad Dick (interpretado pelo próprio O' Brien), e o fantasma do velho o encorajou a olhar através de um telescópio mágico em direção à Slumber Mountain. Então, ele vê de volta no tempo em que os dinossauros viviam. 



Jack vê um pássaro pré-histórico (um Gastornis/Dyatryma) devorar uma serpente...



.... um Brontossauro...



... uma batalha feroz entre dois Triceratops, sendo que o sobrevivendo é morto por um Alossauro.  



Quando um T. Rex percebe Jack e começa a persegui-lo, Jack acorda e descobre que tudo era apenas um sonho...


Fantasia e sci-fi dirigida, fotografada e animada por Willis O'Brien, que no entanto teve todos os créditos removidos das cópias do filme. Acontece, que, realizado com aproximadamente U$ 3.000, o filme foi um grande e longo sucesso na Broadway, arrecadando mais de U$ 100,000 ! O'Brien havia refinado sua técnica e apresentado dinossauros mais realistas a forma e movimentos, o que impressionou o público. 


O produtor e astro Herbert Dawley, que também fazia animações, passou a afirmar que o design das criaturas era seu, e o caso acabou nos tribunais. Os dois mais tarde colaborariam em outro curta pré-histórico "Along a Moonbeam Trail" (1920), mas, segundo todos os relatos, a parceria não foi feliz e O'Brien e Dawley brigaram amargamente.



       https://www.youtube.com/watch?v=H7sj4zCXMHs



Em 1922, o escritor Arthur Conan Doyle participando de uma reunião da 'Society of American Magicians' , que incluía o grande Harry Houdini, exibiu um rolo de filme cedido por Willis O'Brien . O público assistiu atônito a filmagens de uma família de Triceratops, um ataque de um Allosaurus e algumas filmagens de um Stegosaurus . 



Doyle se recusou a discutir as origens do filme. No dia seguinte, o jornal The New York Times publicou um artigo de primeira página sobre ele, dizendo Os monstros de Conan Doyle do mundo antigo, ou do novo mundo que ele descobriu no éter, eram extraordinariamente realistas. Se eram falsificações, são obras-primas'. O que Doyle havia exibido, e impressionado mágicos, o público e jornalistas era um rolo de teste de Willis O'Brien para:

"The Lost World" (O Mundo Perdido, USA, 1925) de Harry O. Hoyt



Há indignação depois que o Professor Challenger (Wallace Beery) afirma ter provas de dinossauros ainda vivos. Challenger responde organizando uma equipe para acompanhá-lo em uma expedição por uma região da  Amazônia (entre o  Peru , Brasil e Colômbia) para provar o que ele diz. 


A expedição chega a um platô onde  testemunham várias lutas de vida ou morte entre feras pré-históricas. Um Allosaurus ataca um 'Trachodon' e o joga em um pântano. 




O Allosaurus então ataca e é expulso por um Triceratops . Eventualmente, o Allosaurus chega ao acampamento e ataca o grupo de exploradores. 



Presos lá, a expedição tenta sobreviver e escapar,  enquanto também sofrem com ataques de um 'homem macaco' (Bull Montana).


Challenger consegue aprisionar um brontossauro vivo, e o leva de volta para Londres, pois ele quer colocá-lo em exibição como prova de sua história.



No entanto, enquanto é descarregado do navio, o animal assustado e desorientado escapa e causa destruição, até chegar à Tower Bridge, onde seu peso causa um colapso, e ele nada em liberdade pelo Rio Tâmisa.




Foi o primeiro longa metragem de Willis O'Brien, com um largo orçamento, e os direitos sobe a novela homônima de Conan Doyle. O filme demorou dois anos para ser finalizado, e contou com aproximadamente 49 miniaturas articuladas de criaturas pré-históricas para serem animadas.



Os dinossauros foram baseados em desenhos do renomado paleontologista e artista Charles R. Knight, e construídos pelo escultor e modelista mexicano Marcel Delgado (1901-1976), iniciando sua longa e revolucionaria parceria com O'Brien. 

Antes de Delgado, os modelos de stop motion eram feitos de argila, o que era difícil de ajustar entre as tomadas. Delgado construiu esqueletos de alumínio para seus modelos, que eram preenchidos com espuma de borracha ou tecido de algodão e cobertos com látex para servir como pele. Às vezes, ele também incorporava uma bexiga inflável que o ajudava a simular a respiração. 




"The Lost World" começa lento, depois tem muita aventura no platô, e termina de forma eletrizante com o dinossauro solto e Londres. Foi um enorme sucesso de bilheteria, e se tornou um clássico do stop motion, do cinema fantástico, e do cinema da época. 


      https://www.youtube.com/watch?v=_ysm5IiFFh4




"The Savage" (USA 1926) de Fred C. Newmeyer 



O jovem reporter Danny Terry ( Ben Lyon) viaja até a Ilha de Mariposa, onde o Professor Atwater (Tom Maguire ) tenta provar suas polêmicas teorias sobre a evolução. Para desacreditar seus rivais, o professor se passa por um homem selvagem/ pré-histórico.



 No final, um brontossauro vivo e amigável, segue o repórter até New York.



Produzido e distribuído pela First National Pictures ( a mesma produtora de "The Lost World"), essa mistura bizarra de aventura fantástica e comédia romântica (baseada em um conto de Ernest Pascal) tinha um brontossauro que era um modelo mecânico em tamanho 'real' , mas é um filme perdido. 



Willis O'Brien trabalhou ao lado de Marcel Delgado em um novo e ambicioso projeto em stop motion por quase um ano:  "Creation" (1930/31). 


Seria a história de um submarino (chileno, mas com 'passageiros' americanos salvos de um naufrágio) que chegaria a uma ilha desconhecida na América do Sul, ainda habitada por dinossauros...





       https://www.youtube.com/watch?v=3IMR9i_0Om4


Mas, o projeto foi considerado muito caro pela produtora RKO, e cancelado.  A filmagem concluída durou 20 minutos, embora aproximadamente cinco minutos (ou 500 pés em 35 mm) seja tudo o que sobreviveu até hoje. Ela mostra um caçador matando covardemente um bebê Triceratops, e depois sendo perseguido por sua mãe.  
As cenas impressionaram o produtor/diretor Merian C. Cooper e o inspiraram a contratar O'Brien para criar os efeitos do seu filme... 


"King Kong" (USA 1933) de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack




O cineasta Carl Denham (Robert Armstrong) freta um navio para a  misteriosa Ilha da Caveira onde um lendário macaco gigante supostamente reside. 



Com a intenção de filmar um filme épico lá, Denham e sua equipe desembarcam, entram em conflito com os nativos, e encontram diversos dinossauros...






 Eles conseguem matar um Stegosaurus , mas são atacados por um Brontosaurus agressivo e, eventualmente, pelo próprio deus da ilha, o gorila gigante Kong, que 'se apaixona' pela jovem atriz Ann Darrow (Fay Wray), e a protege do ataque de outras criaturas pré-históricas.





 Percebendo o potencial de ganhar dinheiro, o grande macaco é capturado e levado de volta à civilização, onde ele eventualmente escapa e corre solto na cidade de Nova York, até ser abatido por aviões no topo do edifício Empire States...



Algumas das cenas de dinossauros planejadas para "Creation" foram reescritas e inseridas no roteiro de King Kong, assim como a maioria dos modelos de dinossauros que O'Brien e Delgado haviam construído para o filme inacabado.


O destaque, é claro, foi dado ao gorila gigante, que foi desenhado e construído por Marcel Delgado e animado por O'Brien, assim como os diversos dinos...




O resultado foi um blockbuster em sua época, e um dos maiores filmes da história do cinema, simples assim...



       https://archive.org/details/king-kong-1933_202103

Cooper e Schoedsack sabiam que o filme ia ser um sucesso, tanto que, no mesmo mês que "King Kong" estreou nos EUA, eles já estavam trabalhando em sua sequência...

" The Son of Kong" (O Filho de King Kong, USA 1933) de Ernest B. Schoedsack




Carl Denham (Robert Armstrong) volta a Ilha da Caveira, agora e busca de um suposto tesouro escondido. A nova expedição acaba encontrando diversos dinossauros...



 ...e um filhote de gorila gigante, albino, e dócil...


O 'pequeno Kong' acaba ajudando ao combater um urso das cavernas gigante, e um monstro comumente chamado de dragão ou 'Nothosaurus' pelos fãs devido ao seu formato.




 Marcel Delgado fez o design estranho atendendo o pedido de Willis O'Brien para 'construir algo que ninguém nunca viu antes'. 



Uma produção bem mais barata e rápida do que King Kong", e um filme mais leve (divulgado como ' A Serio-Comic Phantasy') , com piadas e cenas 'fofas' evolvendo o 'Little Kong'. 


Novamente foram utilizados modelos e 'armaduras' dos filmes anteriores, e por conta do orçamento limitado e cronograma de produção curto, O'Brien decidiu deixar o trabalho de animação para seu assistente de animação, Buzz Gibson, e pediu ao estúdio para não creditá-lo no projeto. O mestre do stop motion também enfrentou na época uma grande tragédia/ crime, quando sua ex-esposa, doente terminal, matou os dois filhos do casal, e tentou o suicídio...





                           CONTINUA...🦖


       







                                 FONTES:


- Arquivos do autor

- Wikipédia

- IMDB

- Dinopedia- https://dinopedia.fandom.com/wiki/Main_Page

- The Terrible Claw Reviews-

https://deinonychusreviews.blogspot.com/

- Moria Reviews- https://www.moriareviews.com/theme/dinosaurs

- California Herps- https://californiaherps.com/films/lizardfilms/


                                 Livros:


- The Illustrated DINOSAUR Movie Guide- Stephen Jones (Titan Books, 1993)

- Giant Monster Movies - Robert Marrero (Fantasma Books, 1994)



Um comentário:

  1. Desses filmes mencionados nesse blog escrito de forma magistral e texto leve explicativo, destaco " KING KONG " eu assisti ele ha 3 anos na TV Astral ,em sua fase experimental ,eles passaram com a dublagem clássica da A.I.C - São Paulo,pena que não consegui grava-lo os horários de exibição desta TV eram ruins de grava-lo ,sempre de manhã o filme passava ,só duas vezes ele passou a tarde,pois que entrou a programação definitiva do canal nunca mais ele foi exibido,uma pena! agora vou escrever os meus comentários aqui tambem nesse novo blog ,um abraço de Spektro 72.

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