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quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Introdução: A Fúria dos Monstros Atômicos!

 



                                -INTRODUÇÃO-

BEM-VINDOS ao meu assombroso mundo! Eu sou o Dr. Kaiju, e vou guiá-los no universo fantástico dos Monstros Gigantes do Cinema !!!!!  




Começamos com uma pequena explicação de alguns termos, recorrendo a Madame Wikipédia, com a minha adaptação:

' Kaiju ( 怪獣, literalmente: 'besta estranha' ) é um termo japonês comumente associado à mídia envolvendo monstros gigantes. O gênero de filme kaiju (Kaiju Eiga: filmes de monstros) é creditado ao diretor de tokusatsu e artista de efeitos especiais Eiji Tsuburaya, e ao cineasta Ishirō Honda, que o popularizaram ao criar a franquia "Godzilla" e seus spin-offs. O termo também pode se referir aos próprios monstros, que geralmente são retratados atacando grandes cidades e lutando contra os militares ou outras criaturas. As origens do gênero são os filmes com dinossauros convivendo /ameaçando seres humanos, e remontam ao cinema mudo, e a grande e clássica inspiração é o "King Kong" de 1933.

 
Daikaijū (大怪獣,  literalmente 'kaiju gigante' ou 'grande kaiju') termo hiperbólico usado para denotar a grandeza do monstro kaiju. A primeira aparição conhecida do termo daikaiju no século XX foi nos materiais de publicidade do lançamento original de "Godzilla" em 1954 -  no subtítulo do pôster original do filme, "Suibaku Daikaiju Eiga" (水爆大怪獣映画, lit. 'Filme do Monstro Gigante da Bomba H').' 



        Capítulo 1: A Fúria dos Monstros Atômicos...



“Vivemos sob a ameaça contínua de dois destinos igualmente assustadores, mas aparentemente opostos: banalidade incessante e terror inconcebível. O trabalho da ficção científica foi ao mesmo tempo nos tirar da monotonia insuportável... por uma fuga para situações perigosas que têm finais felizes de última hora e normalizar o que é psicologicamente insuportável, acostumando-nos a isso”.

 Trecho do ensaio sobre a fantasia distópica da Guerra Fria: “A Imaginação do Desastre ” de Susan Sontag, de 1965. 




Em outras palavras, um bom filme de terror/fantasia/ficção científica fornece uma dose saudável de escapismo, mas também deve manter um olhar fixo no que desejamos escapar. Durante a Grande Depressão, a rotina exaustiva de sobreviver fomentou o aparecimento e sucesso do ciclo de filmes de terror da Universal Pictures . Durante a década de 1950, foi algo completamente mais insidioso: a paranoia da 'ameaça Soviética' e o medo real de uma guerra nuclear. 



Os Estados Unidos  testaram a primeira bomba atômica em julho de 1945 em Alamogordo, Novo México. Um mês depois, usaram a nova tecnologia para aniquilar Hiroshima e Nagasaki. Após a Segunda Guerra Mundial, imagens da carnificina no Japão se misturaram ao desconforto sobre uma crescente presença comunista no Leste, especialmente depois que a URSS explodiu sua própria bomba atômica em 1949. 



Os filmes de ficção científica tinham a dupla tarefa de divertir os espectadores e acalmar as ansiedades geradas por uma rivalidade política sombria e de alto risco. Os homens que tomaram a decisão de lançar a bomba atômica em Hiroshima têm muito a responder na vida e nos filmes. A precipitação foi vasta e aterradora. 


A Era Atômica começou para o cinema alguns anos depois...


* O exército americano faz um teste nuclear no Ártico, e depois do botão fatídico ser pressionado, a fúria destruidora ameaça o mundo...



...na forma de um pré-histórico 'Rhedosurus' (uma mistura ficcional de Brontossauro com Tiranossauro), revivido e liberado de seu sono no gelo depois de milhões de anos. Em "The Beast from 20.000 Fathoms" (O Monstro do Mar, USA 1953) de Eugène Lourié, a criatura gigante estoura de um iceberg, chega até a baía de New York, ataca Coney Island, e arrasa nas bilheterias!



Apesar da 'Besta' ser creditada como inspirada no conto "The Fog Horn" de Ray Bradbury, seu verdadeiro parentesco é o dinossauro que atacou Londres em "The Lost World" de 1925. O jovem técnico de efeitos especiais de animação Ray Harryhausen, seguiu os passos de seu mestre Willis O'Brien, e construiu e animou o primeiro dinossauro atômico das telas, e influência para quase todos os filmes com monstros gigantes à solta, feitos depois.



https://archive.org/details/the-beast-from-20-000-fathoms




Do outro lado do Oceano Pacífico, as vítimas da fatídica primeira Bomba, também enfrentariam uma 'nova ameaça' atômica, de largas (muito largas) proporções... "Gojira" (Godzilla,o Monstro do Mar, Jap 1954) de Ishirô Honda.



Após os testes com a Bomba H no Atol de Bikini, um monstro com mais de 100 metros de altura emerge do oceano cuspindo chamas radioativas. Os nativos de uma ilha próxima o chamam de Gojira. Gojira/Godzilla destrói navios e segue para o continente, onde devasta Tóquio...



Os hospitais ficam lotados de mortos e moribundos, lembrando as cidades marcadas pela radiação no final da Segunda Guerra Mundial. Nem balas, nem bombas, nem muros elétricos conseguem deter a criatura. Talvez, o uso de um arma mais terrível do que bombas nucleares seja a solução...


         https://archive.org/details/1954-godzilla-2021


Mais do que um dos maiores filmes de monstros de todos s tempos, "Gojira" é uma poderosa alegoria sobre os horrores nucleares, sobre ser bombardeado até a destruição, sobre lidar com o medo, e sobre começar de novo. A versão norte americana do filme ("Godzilla, King of the Monsters", 1956) amenizou os horrores cometidos, e foi uma vitória da 'comercialização sobre a contaminação'...



Apesar de ser destruído no final do filme, Godzilla voltaria no ano seguinte em "Gojira no Gyakushû" (Godzilla Rides Again/O Monstro de Fogo, Jap 1955) de Motoyoshi Oda, e em dezenas de sequências nas décadas seguintes, muita vezes enfrentando outros monstros atômicos. Godzilla também desencadeou o gênero 'kaiju eiga' , com inúmeros monstros espaciais, primitivos, ou gerados pela radioatividade...dos quais falaremos muito aqui no Dr. Kaiju!





O segundo efeito colateral de uma explosão nuclear (segundo o cinema) seria o 'agigantamento ! 

"Them!" (O Mundo em Perigo, USA 1954) de Gordon Douglas, apresenta formigas expostas a radiação no deserto do Novo México (depois do primeiro teste atômico em Alamogordo)...



...que se transformam em monstros carnívoros de 4,5 metros, e matam com altas doses de seu ácido fórmico, e se alimentam de seres humanos e outros animais...



Baseado em uma história de George Worthington Yates, a produção da Warnes Bros. misturou efetivamente sci-fi e terror, e deu origem a um sub-gênero que ficou conhecido como 'Big Bugs'...insetos e outras criaturas minúsculas que crescem e se tornam uma grande ameaça...


          https://www.dailymotion.com/video/x8wuhha


Então a radiação produziu "Monster From the Ocean Floor" (O Monstro do Fundo do Mar, USA 1954) de Wyott Ordung, com  Roger Corman em sua estreia como produtor, apresentando um polvo/ameba (?) mutante radioativo, brilhante, e com apenas um olho...


...(um inconvincente fantoche de mão que o orçamento baixo permitiu) atacando mergulhadores e pescadores nas costas do México.

       https://www.youtube.com/watch?v=EPlvIpgCv4c



"It Came From Beneath the Sea" (O Monstro do Mar Revolto, USA 1955) de Robert Gordon...


... onde testes de bombas de hidrogênio na Fossa de Mindanao, nas Filipinas, contamina o habitat natural de um polvo gigantesco...



...que em busca de alimento, ataca San Francisco, e a ponte Golden Gate.

Novamente com os ótimos efeitos especiais de Ray Harryhausen, o polvo-monstro tinha seis braços ao invés de oito, o que não era efeito da radiação, mas economia no orçamento, que só permitiu a animação de seis 'tentáculos'...Harryhausen apelidou sua criação de 'Sixtopus'!



https://archive.org/details/it-came-from-beneath-the-sea-black-white-full-movie-voyage-high


"Day the World Ended" (O Dia do Fim do Mundo, USA 1955) de Roger Corman


Depois que uma guerra nuclear destruiu as principais cidades do mundo, alguns poucos sobreviventes se abrigam em um vale remoto, protegidos por penhascos que contêm chumbo e 'os protege contra os vapores venenosos das explosões'. Mas, surge um monstro,  uma mutação humana rapidamente formada após a contaminação atômica. Ele tem três olhos, chifres, garras e um apêndice semelhante a um braço crescendo de cada ombro...


Produção B, no primeiro filme de sci-fi/terror dirigido por Roger Corman. O bizarro mutante foi desenhado, construído e interpretado por Paul Blaisdell, lendário maquiador criador de monstros para filmes sem orçamento. 




        https://www.youtube.com/watch?v=qU2ipDetUbI


"The Phantom from 10.000 Leagues" ( USA 1955) de Dan Milner, com um mutação anfíbia monstruosa (e trash), produzida por uma mina de urânio no fundo do Oceano Pacífico...


   https://www.youtube.com/watch?v=PHCpu610Occ



Os primeiros 'zumbis atômicos' apareceram em "Creature With the Atom Brain" (O Cadáver Atômico, USA 1955) de Edward L. Cahn...





...mas não foram frutos de um acidente, mas criados (e controlados) com energia nuclear por um cientista louco alemão para servirem como instrumento de vingança para um poderoso chefão do crime...


         https://www.youtube.com/watch?v=ZM-teFawy2c


No mesmo ano, outro cientista maluco europeu, o Dr. Vornoff (Bela Lugosi) procura criar uma 'raça de super-homens atômicos em "Bride of the Monster" (Bride of the Atom/ A Noiva do Monstro, 1955) de Ed Wood Jr.



Mas, por falta de verbas (principalmente da produção), só consegue fazer um polvo desengonçado, e transformar a si mesmo em uma aberração cambaleante...


         https://www.youtube.com/watch?v=M0sjBKTUSp8


"Attack of the Crab Monsters" (Ilha do Pavor, USA 1957) de Roger Corman



Um grupo de cientistas descobre em uma pequena ilha remota de corais do Pacífico, que caranguejos  cresceram até o tamanho gigante pela radiação atômica. Os caranguejos também se tornaram inteligentes e desenvolveram a habilidade de absorver as mentes daqueles que devoram...



Uma das mais bizarras (e divertidas) mutações atômicas da década, com os icônicos caranguejos gigantes (com grandes olhos em suas carapaças), em efeitos especiais (muito) baratos, que, apesar de serem risíveis, também assustam!





                https://www.youtube.com/watch?v=5tCb4ioHyog


"Monster From Green Hell" (USA, 1957) de Kenneth G. Crane, com vespas africanas agigantadas pela radiação...


...os bichos em tamanho real são bastante inconvincentes, mas, algumas rápidas sequências em stop motion (feita por Jack Rabin & Luis DeWitt) - incluindo uma batalha com uma serpente gigante- são Ok!




"Beggining of the End" (O Começo do Fim, USA 1957) de Bert I. Gordon


Um força desconhecida arrasa um cidade do Ilinois. Uma jornalista e um entomologista  descobrem que gafanhotos comeram um pesticida radioativo experimental que os fez crescer assustadoramente. O enxame de gafanhotos gigantes ataca Chicago...


Direção, produção e efeitos especiais óticos de Bert I. Gordon, que ficaria conhecido como 'Mr. BIG', por conta de seus muitos filmes com criaturas gigantes, grande parte delas radioativas. Os efeitos são muito baratos, mas divertem e o  filme B virou um pequeno clássico do gênero...



   https://www.youtube.com/watch?v=XWSBan0pqQA



"The Amazing Colossal Man" (O Monstro Atômico, USA 1957) de Bert I. Gordon



Um coronel do exército (Glenn Langan) sobrevive a uma explosão de uma bomba de plutônio no deserto de Nevada. Seu corpo queimado se regenera rápido, mas começa a crescer de forma incontrolável. 


Ele vai perdendo a sanidade, e escapa da base onde era tratado, atacando Las Vegas com fúria...



Mr. Big realizou aqui uma variação humana (das muitas que viriam) do tema agigantamento radioativo. Como sempre, economia nos efeitos, mas uma carga dramática e algumas cenas inesquecíveis. Seu mais cultuado filme...



    https://www.youtube.com/watch?v=jLpCXyS0rdk


"The Cyclops" (A Maldição do Monstro, 1957) de Bert I.Gordon, mostrava uma expedição (incluindo um especialista em mineração vivido por Lon Chaney Jr.) nas selvas mexicanas em busca de um homem desaparecido.



 Eles se deparam com toda a vida selvagem local crescida a um tamanho gigante. 


E mais, o desaparecido é agora um gigante deformado com um olho só (Duncan Dean Parkin), tudo por conta de uma rica mina de urânio local, que vazou sua radioatividade provocando as mutações...


                 https://ok.ru/video/2305792019150


A sequência  de "Amazing Colossal Man" - "War of the Colossal Beast" (A Volta do Homem Colossal, USA 1958) de Bert I.Gordon, mostrava como o gigante atômico (agora interpretado por Duncan Dean Parkin, com uma maquiagem muito parecida com a que usou em "The Cyclops") sobreviveu ao ataque com bazucas do exército...



.... e agora gravemente desfigurado, ataca caminhões em busca de comida...






      https://www.youtube.com/watch?v=Ij-HtouNisc


"Behemoth the Sea Monster" / "The Giant Behemoth" (O Monstro Submarino, UK 1958) de Eugène Lourié



Cientistas da Comissão de Energia Atômica da Inglaterra investigam relatos de danos no eco-sistema da costa da Cornualha. Eles descobrem que os peixes estão radioativos e que os moradores locais têm queimaduras de radiação, além de ouvir relatos sobre um monstro. Eles percebem que estão lidando com um dinossauro que foi revivido pelos efeitos da radioatividade, e tentam encontrar um meio de parar o gigante enquanto ele se dirige para Londres... 


 Lourié refez (roteiro e direção) o seu sucesso "The Beast from 20.000 Fathoms" mudando dos EUA para o Reino Unido, com o Tâmisa substituindo Coney Island; e com efeitos de animação bastante baratos (supervisionados pelo já idoso Willis O'Brien) . Até mesmo o clímax é igual, com o dinossauro sendo morto com o disparo de um projétil radioativo em seu corpo.


          https://www.dailymotion.com/video/x2nmbbj



"Bijo to Ekitai Ningen" (The H-Man / O Monstro da Bomba H, Jap 1958) de Ishirô Honda



A polícia de Tóquio investiga uma série de mortes misteriosas, onde as vítimas foram literalmente derretidas. Um cientista que estuda os efeitos da radiação, descobre a conexão com um navio de pesca japonês que foi atingido por um teste de uma bomba de Hidrogênio no Oceano Pacífico. Seus tripulantes foram transformados em uma massa gelatinosa verde e radioativa, que dissolve e devora carne humana...




 Em "Godzilla", Ishirô Honda havia criado 'O Rei dos Monstros', e a alegoria definitiva da gigantesca destruição da bomba atômica. Com o "Homem H", ele volta ao tema misturando uma trama policial, com terror-sci-fi, e uma fantasia de horror sobre a destruição do corpo humano pela radioatividade...



            https://www.dailymotion.com/video/x8m8i22


"Attack of the Giant Leeches" (O Ataque das Sanguessugas Gigantes, USA 1959) de Bernard L. Kowalski, apresentou enormes (e trash) sanguessugas atacando seres humanos, próximo aos pântanos da Flórida....



....os bichos sofreram mutação como resultado da radiação atômica usada nos estágios iniciais dos lançamentos de foguetes no vizinho Cabo Canaveral.


         https://www.youtube.com/watch?v=_00MepGtqg8


"Matango" (マタンゴ / Attack of the Munshroom People/ Matango, a Ilha da Morte, Jap 1963) de Ishirō Honda . Um grupo de náufragos em uma ilha que são involuntariamente alterados por uma espécie local de cogumelos gigantes mutagênicos .



Tudo resultado de  testes nucleares conduzidos nas proximidades da ilha- a contaminação resultante forçou uma mutação bizarra em vários organismos nativos da área circundante, incluindo os cogumelos. 



Um sombrio 'body horror'  de Honda , que após o lançamento no Japão,  quase foi banido devido às cenas que retratavam personagens deformado que lembravam (intencionalmente) as vítimas dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki . 


               https://www.dailymotion.com/video/x1ysl4k



"Furankenshutain tai Chitei Kaijū Baragon" (Frankenstein v. Baragon/ Frankenstein Conquers the World/Frankenstein Contra o Mundo, Jap/USA 1965) de Ishirō Honda




Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas confiscam o coração vivo e imortal da criatura de Frankenstein, e o levam para o Japão, para experimentos. Mas, os americanos explodem a bomba atômica em Hiroshima. Quinze anos depois, Hiroshima foi reconstruída, e um estranho menino selvagem é visto correndo e devorando pequenos animais.




 O garoto é capturado, e se descobre que ele cresceu do coração de Frankenstein afetado pela radiação. Ele continua a crescer até um tamanho gigante e escapa. Ao mesmo tempo, um monstro que cava no subsolo causa estragos no campo, onde seu rastro de destruição é atribuído ao jovem 'Frankenstein' gigante. As criaturas se enfrentam...




           https://www.dailymotion.com/video/x8qgizl

 




'Os filmes traficavam o estranho e o fantástico — mutantes, monstros despertados, criaturas geradas pela Bomba  — mas também tornavam perigos reais mundanos, “inculcando uma estranha apatia em relação aos processos de radiação, contaminação e destruição”. Quanto mais dispositivos do Juízo Final você vê disparar, presumivelmente, menos eles o perturbam. O que eles não fizeram foi desafiar nenhuma das convenções sociais que tornaram essas discussões veladas sobre energia nuclear necessárias em primeiro lugar. Em suas visões de apocalipse atômico, os filmes B cristalizaram a paranoia americana sem questioná-la. Eles desumanizaram a alteridade, mas fecharam os olhos para como essa desumanização acabou alimentando os terrores da nação. No fundo, esses filmes tinham almas reacionárias; Sontag finalmente concluiu que eles constituíam uma “resposta inadequada” para grandes questões sociopolíticas.'

 (  Katy Waldman - Nuclear Monster Movies- SLATE 2013)





                     ☢☢Fontes (radioativas)


          Livros:

- Giant Monster Movies- Robert Marrero (Fantasma Books, USA 1994)

- The Illustrated Dinosaur Movie Guide- Stephen Jones (Titan Books, UK 1993)

- A Pictorial History of Horror Movies - Denis Gifford (Exeter Books, USA 1983)



                                               WEB:

- IMDB

- Wikipédia










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